sábado, 22 de junho de 2013

Recuperação de estrada que dá acesso à trilha na serra do Cuó alavancará projeto turístico

Acesso à região serrana do município ganhará infraestrutura para fins turísticos - Foto: Thiago Gondim.
CAMPO GRANDE – Em busca de alternativas para fortalecer a economia local, a atual administração está apostando no aproveitamento do potencial turístico do município, como forma de atrair turistas e visitantes e assim fazer circular dinheiro em todos os setores da cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ações nesse sentido já iniciaram. Na manhã de quarta-feira, 19, a secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Abastecimento, Irene Galdino, percorreu juntamente com os operadores de máquinas da prefeitura, Alexandre Bezerra e Alcivan Cavalcante, o trajeto da Fazenda Belo Monte até o início da trilha da ladeira da serra do Cuó.
 
A visita teve por finalidade conhecer in loco a atual situação da estrada existente e planejar os trabalhos de recuperação do trecho e o seu prolongamento até o início da trilha na subida da serra. Já foi mantido um contato com o responsável pela propriedade, e depois dos entendimentos os trabalhos serão iniciados.
 
Para chegar à serra do Cuó nas atuais condições em que se encontram as vias de acesso, os “aventureiros” precisam se deslocar da zona urbana até o sítio Solidão, um trajeto de cerca de 7km e de lá seguir a pé pelo carrasco por cerca de 1,5km até chegar ao início da subida da trilha, uma distância de mais 3km até a serra. Pela nova rota que está sendo planejada, será possível fazer o trajeto com veículo até o início da ladeira, o que certamente irá proporcionar uma reserva de energia para a subida.
 
A secretária municipal de Agricultura, Irene Galdino, disse que a estrada de acesso à ladeira da serra do Cuó deverá ser construída em breve, para que a mesma possa melhorar a logística de acesso aos visitantes a esse belo cartão-postal do município.

Serra é o principal cartão-postal do município oestano

A serra do Cuó é um dos principais cartões-postais do município, de onde se pode observar belas paisagens, local com uma flora e fauna diversificadas e com um grande potencial turístico, ainda não explorado adequadamente.
Um dos objetivos da atual administração é fazer com que o turismo se desenvolva em nível local de forma racional e organizada, e as primeiras ações nesse sentido já estão acontecendo.
 

Recentemente o prefeito Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, “Bibi de Nenca” (PMDB), anunciou que irá fazer a pavimentação da entrada da comunidade do Morcego, a partir da RN-233 até a porta d’água do açude do Morcego, outro local com grande potencial para o turismo regional e que já recebe, principalmente nos finais de semana, um bom número de visitantes locais e da região.
 
O prefeito já autorizou que fosse feito um levantamento acerca dos locais que possuam potencial para o turismo, para que a partir daí sejam organizados um catálogo e roteiro com esses pontos.
 
Com relação à estrada da serra do Cuó, a ideia inicial é dar as condições mínimas de acesso de veículos até o início da ladeira, o que atualmente não é possível. Existe também a possibilidade, e isso será debatido junto ao prefeito “Bibi de Nenca”, de que a trilha da ladeira da serra do Cuó também passe por melhorias. Há ainda a possibilidade de ser construída uma estrada até o topo da serra, no futuro.

Fonte: Jornal O Mossoroense 

0 comentários:

Postar um comentário

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |