sábado, 12 de janeiro de 2013

Colunista do R7 diz que morte do ex-jogador do Corintians virou política


Cosme Rímoli comentou em seu blog no portal R7 os fatos que antecederam a morte do ex-jogador do Corintians, Neto Maranhão, que atualmente estava atuando no Potiguar de Mossoró:

O Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Norte tomou uma atitude diante da morte. Denunciou que quase todos os clubes do estado passam por essa situação. Mais de 400 atletas estão se preparando para jogar o Estadual. Muitos sem qualquer exame médico.
A temperatura neste estado nordestino fica em média com 37 graus em janeiro. É um absurdo o Estadual começar nestas condições. Outras mortes podem acontecer.

A cúpula do sindicato fez um apelo ao Ministério Público. Quer que enfrente a Federação Potiguar e adie a rodada de abertura do torneio. E exija que todos os atletas do Estado passem por exames médicos.

Só que há uma grande inimiga. A Federação Potiguar quer que seu torneio comece. Por compromissos com televisão, com patrocinadores. A briga virou política.

Fonte: Robson Pires

Doze cidades estão em colapso de água no RN

O Rio Grande do Norte tem 12 cidades que dependem exclusivamente da água trazida pelos carros-pipa. A maioria está na região do Alto Oeste. São elas: Luís Gomes, Riacho de Santana, Água Nova, Pilões, João Dias, Antônio Martins, Olho D’água dos Borges, Serrinha dos Pintos, Doutor Severiano, Equador, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó.  Ontem, o Governo do Estado reconheceu a paralisação dos sistemas nesses municípios. Na quinta-feira (10), a Secretaria de  Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que eram seis cidades nessa situação.

A escassez de água afeta diretamente as zonas rurais de 122 municípios no Estado, ou seja, 73% das cidades potiguares. Essa é considerada a pior estiagem dos últimos 30 anos. Na Operação Pipa, o Governo do Estado atende 28 cidades e o Exército, outras 94. A Defesa Civil do RN contratou 31 carros-pipa que distribuem água para a 26.727 pessoas. Já o Exército atua com 246 carros-pipa e beneficia 199.198 pessoas.

Ontem, o Governo do Estado divulgou as ações que estão sendo realizadas para o enfrentamento da estiagem. Uma dessas soluções é o monitoramento dos mananciais de abastecimento. Obras estruturantes, monitoramento de mananciais e a busca de fontes alternativas de abastecimento completam as ações.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, 12 poços foram perfurados na cidade de Luís Gomes, que também recebe o reforços de carros-pipa. A previsão é que sejam perfurados mais 52 poços, até fevereiro, principalmente na Região do Alto Oeste que apresenta a situação mais crítica. A Região do Seridó começa a apresentar cidades com colapso de abastecimento.

Estão sendo feitas 700 barragens subterrâneas sob a responsabilidade do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Outras duas mil barragens estão previstas. A Caern, juntamente com a Semarh e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), trabalha para a busca de novas fontes de abastecimento e no planejamento para eventuais necessidades de racionamento.


Fonte: Tribuna do Norte

domingo, 6 de janeiro de 2013

Produtores de Paraú devem justificar vacinação até dia 15 de Janeiro 2013


Os criadores de rebanho bovino devem ficar atentos para o prazo da declaração da vacinação contra a febre aftosa, que termina próximo dia 15 de Janeiro 2013. A comprovação do ato é obrigatória e pode ser realizada no prédio da Emater em parceria com a Secretaria de Agricultura, das 8:00 às 12:00 hs. Localizada na rua Padre Amaro próximo a câmera municipal. Maiores informações com Nenen do Gás, secretário de agricultura ou com Linda, técnica agrícola.

Fonte:CG na Midia

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |