sábado, 23 de fevereiro de 2013

Unidade Móvel do Hemocentro de Mossoró esta em Campo Grande realizando coleta de sangue


A Unidade Móvel do Hemocentro de Mossoró esta desde as 08h00 da manhã deste sábado (23/02), aqui na cidade de Campo Grande-RN em frente ao Centro de Saúde Chiquinela Jácome na Rua Cel. Antonio Melo, realizando a coleta de sangue de doadores voluntários. A presença da unidade em nossa cidade foi possibilitada graças a importante parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN (PMCG), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o HEMOCENTRO de Mossoró, e tal ação tem como finalidade a reposição dos estoques de sangue do banco de sangue de Mossoró que é referência para toda a região e ainda para ajudar os nossos conterrâneos Ana Paula de Oliveira, filha de seu Chiquinho Zuza, e o garoto Lucas Gabriel, ambos estão passando por tratamento de saúde e necessitam de doações de sangue.

A Unidade Móvel esta instalada em um ônibus, e a equipe que se encontra em nossa cidade é composta pelos seguintes profissionais: uma médica, uma assistente social, uma enfermeira, quatro técnicas de enfermagem, dois motoristas (1 do ônibus e 1 do carro de apoio), um eletricista e uma copeira.

Segundo a secretária de saúde do nosso município Patrícia Viana, mais de cinquenta pessoas se apresentaram como voluntários para doação de sangue, mas nem todos puderam doar em virtude de não estarem aptas, pois o processo de triagem é bastante rigoroso e criterioso para garantir a segurança e a qualidade do sangue coletado. Vale ressaltar que as pessoas que não puderam doar foram indiretamente beneficiadas haja vista a importância de se detectar de forma precoce possíveis problemas de saúde como hipertensão, problemas diversos relacionados ao sangue, entre outros potenciais problemas.

Voluntários realizando a doação de sangue na Unidade Movél do Hemocentro.
Da esq. para a dir. a Secretária Municipal de Saúde Patrícia Fernandes Viana e a professora Margarida Eufrásio. Segundo Patrícia a presença hoje do Hemocentro em nossa cidade foi possibilitada graças a uma importante parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande e o HEMOCENTRO de Mossoró.
Informamos ainda que até às 14h30min o Hemocentro estará fazendo a entrega de fichas para o cadastro de doadores de sangue aqui em Campo Grande-RN.

Fonte: Site da PMCG

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AGRICULTOR MORRE EM VIRTUDE DE DESCARGA ELÉTRICA NA ZONA RURAL DE JANDUÍS

Foto: RG da vítima
O agricultor Filobalde Arruda, 27 anos, morreu na manhã de quinta-feira (21), após sofrer um choque elétrico dentro do açude da comunidade de Morada Nova, zona rural de Janduís.


Por volta das 6h da manhã, a vitima entrou no açude no intuito de ligar o moto bomba para abastecer sua residência, ao notar que estava demorando demais para voltar para casa, sua mãe decidiu ir ao açude e encontrou Filobalde se debatendo dentro do reservatório.


A vitima ainda foi socorrido para o hospital regional de Caraúbas, mas já deu entrada naquela unidade de saúde sem vida.


O corpo do agricultor foi encaminhado para necropsia do no instituto técnico cientifico de policia, onde foi constatado morte por parada cardíaca, ocasionada pelo choque elétrico.

Fonte: Carinha da Net

Meteorologia prevê chuvas abaixo do normal no semiárido do Nordeste


 
A previsão dos meteorologistas que encerraram na manhã desta sexta-feira (22) a 4ª Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil, é que a tendência de chuvas nos meses de março, abril e maio ficarão abaixo do normal.

Os meteorologistas de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e do Inpe ressaltam que a região semiárida e faixa leste e litorânea do Nordeste tem como característica a "alta variabilidade espacial e temporal nos índices pluviométricos", o que significa que em algumas áreas poderão receber uma quantidade de chuvas menor do que em outras, além de haver a possibilidade de eventos externos que possam contribuir para uma variação da queda de chuvas na região nordestina.

Segundo os meteorologistas, é de fundamental importância o acompanhamento das previsões do tempo da sua região e do monitoramento contínuo das condições oceânico-atmosféricas, que contribuem para o comportamento das precipitações pluviométricas.

Durante os dois dias de reuniões feitas na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em Parnamirim, os meteorologistas observaram que no Oceano Pacífico Equatorial, as condições são de neutralidade em termos de temperatura da superfície o mar e, de acordo com a maioria dos modelos de previsão climática, a tendência "é de persistência do padrão de neutralidade nas águas do Pacífico para os próximos meses".

Já no Oceano Atlântico Tropical Norte e próximo à costa da África, está identificada a presença de anomalias positivas da temperatura da superfície marítima, com valores em torno de 0,5º. No setor sul da bacia, as anomalias das temperaturas superficiais do mar ficarão com padrão normal e um pouco abaixo da média no centro do Atlântico sul. As anomalias positivas superiores a 1ºC são observadas ao longo da costa do continente africano.

A reunião com os meteorologistas nordestinos ocorreu entre ontem e hoje, havendo a análise das condições regionais de pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como dos resultados de modelos numéricos de previsão sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o trimestre de março a abril de 2013, sobre o setor norte da região Nordeste.

Fonte: Tribuna do Norte

SUPERVISORA DA SEMEC PARTICIPA DE ENCONTRO EM NATAL-RN

Ana Maria de Medeiros Saldanha participou ontem (21/02) de uma Reunião de Articulação com os Sistemas de Ensino do RN em Natal.
A supervisora da SEMEC Ana Maria de Medeiros Saldanha participou ontem de uma Reunião de Articulação realizada pela Coordenação de Articulação com os Sistemas de Ensino do Rio Grande do Norte.

No encontro que contou com a participação de técnicos das Secretarias Municipais de Educação de diversas cidades potiguares. A coordenação abordou temáticas referentes aos Programas do Governo Federal: Plano de Ações Articuladas – PAR, PDE-ESCOLA e Transporte Escolas, como também de ações desenvolvida em nível estadual: A política da Educação do RN: desafios e perspectivas, papel da COASE/SEEC-RN, Projeto Trilhas e Planos de Educação e Sistema de Ensino.

O encontro teve por objetivo prestar informações sobre os programas e planos, fortalecendo a parceria Estado-Municípios, tendo em vista o alcance de um padrão educacional para o Estado.

Fonte: SEMEC 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pesquisas apontam viabilidade do cultivo de uva na região do oeste potiguar

 
O clima do semiárido potiguar é propício para o cultivo da uva. “A escassez de chuva e a temperatura média constante, em torno de 32º graus, são condições favoráveis ao cultivo”, diz Django Dantas, Mestre e Doutor em Fruticultura. O estudioso está no segundo ano de vigência do experimento que está sendo montado na Fazenda Rafael Fernandes, pertencente à Universidade Federal Rural do Semiárido, Ufersa.

A pesquisa tem o objetivo de conhecer o comportamento das videiras nas condições climáticas do Rio Grande do Norte. Segundo o pesquisador,  as condições possibilitam duas colheitas anuais, o que não ocorre em regiões de clima frio que possibilita apenas uma colheita. Outra vantagem apontada por Django Dantas é a vida produtiva do parreiral que pode alcançar até 25 anos.

Outro diferencial da pesquisa é a forma de produção com baixo impacto ambiental, ou seja, com menor uso de defensivos.

Serão avaliadas os tipos: Itália Melhorada, Isabel Precoce e Niagra Rosada.  A uva tipo Isabel Precoce tem grande aceitação para mesa, vinho e sucos. Já a Itália Melhorada para mesa e, a Niagra Rosada tem boa aceitação na mesa e para a produção de vinho.

O experimento ocupa uma área de 2.500 m², totalizando 360 plantas irrigadas por micro aspersão. “Observamos que o desenvolvimento ocorreu semelhante às videiras cultivadas no Vale São Francisco”, ressalta o pesquisador. As mudas, estacas e garfos vieram de Juazeiro, na Bahia, e foram produzidas aqui na região.


 Análise

A segunda etapa da pesquisa vai acontecer com a pós-colheita prevista para os próximos dias onde serão avaliadas a produtividade, a qualidade do fruto (peso e tamanho do cacho) e o teor de açúcar (Brix). “Nessa etapa vamos obter o ciclo produtivo das três cultivares e comparar com as das uvas produzidas em outras regiões do país”, afirma, acrescentando que a uva é uma fruta de grande produtividade.
O pesquisador acredita ainda que a pesquisa com uva irá contribuir para uma mudança na cultura dos produtores da região. “A uva tem excelente produtividade podendo chegar a 30 toneladas por safra com apenas um hectares plantado”, afirma. O investimento inicial adianta o pesquisador fica em torno de R$ 40 mil. “Na segunda colheita o produtor já tira o investimento”, assegura Django.


Fonte: Jornal de Fato

Membros do Comitê do rio Apodi-Mossoró tomarão posse nesta quinta- feira (21)


Os Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (CBH-Apodi-Mossoró), tomarão posse nesta quinta- feira (21), numa cerimônia que acontecerá às 17h no auditório Jornalista Dorian Jorge Freire na Estação das Artes, localizado na Avenida Rio Branco, s/n, no centro de Mossoró.

Na sexta-feira (22), os membros empossados participarão de uma oficina sobre o funcionamento de comitês de bacia, que será ministrada por um técnico da Agência Nacional de Águas (ANA). Em seguida ao treinamento, acontecerá a primeira reunião ordinária do colegiado, onde será eleita e empossada sua diretoria. A aprovação do Regimento interno do Comitê também será tema desta reunião.

Durante todo processo de instalação do Comitê, a diretoria provisória foi presidida pelo Secretário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Gilberto Jales, e teve como secretário geral o Professor Ramiro Camacho da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Fonte: Robson Pires

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Governo anuncia distribuição de 450 toneladas de sementes no RN

 
O Governo do Estado investiu R$ 3,8 milhões na compra de 450 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo. Com a distribuição, 42 mil produtores rurais serão atendidos em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Com a chegada das chuvas no interior, durante a última semana, o Governo iniciou a distribuição das sementes pelo município de Pau dos Ferros, localizado no Alto Oeste.
 
A governadora Rosalba Ciarlini ressalta que a entrega das sementes está sendo feita de acordo com o início das precipitações em cada localidade. No entanto, para que isso fosse possível, foi necessário agir com planejamento e seriedade. "Decidimos fazer este investimento de quase R$ 4 milhões ainda em dezembro, mesmo sem saber se teríamos chuva no Estado porque se fôssemos esperar que chovesse para nos preocuparmos com as sementes seria tarde demais. Por isso, planejamos com antecedência para que na hora certa, a distribuição já fosse feita, como está acontecendo agora. A expectativa é de que teremos mais chuva e não podemos perder tempo", enfatizou a Governadora.
 
De acordo com o secretário interino de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), José Simplício, cada produtor recebe um kit com 11 kg, sendo 4 kg de feijão, 4 kg de milho e 3 kg de sorgo. Segundo ele, um calendário de entrega das sementes está sendo concluído e deve ser entregue à Governadora ainda esta semana. "Iniciamos a distribuição por Pau dos Ferros e agora estamos acompanhando a chuva", afirmou José Simplício.
 
Distribuição
 
As entregas das sementes tiveram início na semana que antecedeu o carnaval. Em Pau dos Ferros, foram beneficiados 6.545 produtores, em 20 municípios da região, com aproximadamente 80 toneladas de grãos repassados para 174 bancos de sementes. Logo em seguida, foram iniciadas as entregas em Umarizal, beneficiando 3.426 produtores, em 17 municípios, com 44 toneladas entregues a 93 bancos.
 
A distribuição na região de Mossoró e de Assu deverá começar esta semana. Na regional de Mossoró, 4.249 produtores, de 11 municípios, receberão 54 toneladas de sementes distribuídas em 107 bancos. Já a de Assu, terá 90 toneladas em 220 bancos de 18 municípios da região, beneficiando um total de 7.300 produtores.

Fonte: Tribuna do Norte

Seca prejudica produção e beneficiamento de minérios

A mina de ouro Crusader, em Currais Novos, busca alternativa para garantir abastecimento d´água
A falta d'água para a exploração e beneficiamento de minério, decorrente da seca no Rio Grande do Norte, tem levado várias mineradoras a reduzir a produção e conceder férias a boa parte dos funcionários. A Mineradora Nosso Senhor do Bonfim, inaugurada em setembro de 2012 em Lajes, chegou a reduzir a produção pela metade. Segundo o presidente da empresa, Luiz Antonio Vessani, a mineradora está operando abaixo da capacidade desde dezembro.     Ele ainda não calculou os prejuízos, mas garante que está operando 'no vermelho' há pelo menos seis meses. 

O açude que abastecia a mina secou e a água do 'fundo da mina' está diminuindo. Para não suspender as atividades, a Bonfim tem tratado só 2,5 mil toneladas das 5 mil toneladas de minério que costuma tratar por mês. O volume de scheelita e ouro produzidos em solo potiguar caiu pela metade. Não há uma data para retornar ao patamar original.
A mineradora chegou a conceder férias coletivas para 60 dos 140 empregados em dezembro. Aos poucos eles reassumem os postos. "Paramos de beneficiar no mês passado. Só lavramos. Vamos voltar a beneficiar o minério, por isso os funcionários estão voltando". Vinte funcionários permanecem de férias. Vessani diz que a água disponível acabará dentro de três meses. Caso não chova até lá, a produção será totalmente paralisada. "Não temos como manter a produção, se não chover". A suspensão das atividades, segundo ele, acarretaria na demissão de parte dos funcionários. Vessani cogita pedir ajuda ao governo.

A Mineradora Nosso Senhor do Bonfim, segundo Otacílio Carvalho, mestre em Geologia pela Universidade de Brasília (UNB) e professor de Geologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), não é a única afetada no estado. De acordo com o Sindicato da Mineração do RN, todas as mineradoras que dependem da água de açudes ou poços estão enfrentando este problema.

A Mineração Currais Novos, do grupo Canadense Largo Resources, chegou a interromper o beneficiamento de scheelita durante dois meses. As atividades foram retomadas no início deste mês depois que a empresa gastou R$ 100 mil na perfuração de 14 poços. A solução, reconhece Joab Fernandes, assistente administrativo da mineradora, é paliativa. "Acreditamos que a água dos poços acabará dentro de três ou quatro meses", afirma. Segundo ele, a mineradora chegou a conceder férias para 20 dos 49 funcionários, em dezembro, quando o açude secou. 

Ainda em fase de pesquisas, a mina São Francisco, do grupo australiano Crusader, não chegou a ser afetada. A falta de água, no entanto, já preocupa o diretor-presidente da empresa, Robert Smakman. "A oferta de água é um grande desafio para o nosso projeto. Não começamos a produzir ainda, mas já estamos procurando uma alternativa para garantir água", afirmou.

Para evitar que projetos como esse sejam inviabilizados pela falta d'água, fundamental, segundo os empresários para a atividade, o Sindicato de Mineração do RN agendou uma audiência com o governo do estado para o final de fevereiro. O objetivo, segundo Mário Porto, presidente do sindicato, é buscar uma solução a curto prazo.  A Secretaria de Desenvolvimento do RN foi procurada no início da noite, mas não disponibilizou porta-voz.

Só a Bonfim consome 500 mil litros d'água por dia.

Fonte: Tribuna do Norte

Governo vai investir R$ 5 milhões na instalação de 270 poços


A decisão do Comitê segue a determinação dada pela chefe do Executivo Estadual de que as ações e projetos iniciados visando o combate à estiagem não podem ser cessados com a chegada do inverno. “O quadro agora mudou e a previsão da Emparn é de que teremos muitos dias de chuva. Porém, as ações já iniciadas e as que serão executadas pelo nosso governo terão continuidade, pois devemos estar preparados com ou sem inverno”, pontua a governadora.
 
A reunião desta segunda-feira também marcou a inserção de quatro novas instituições que passam a compor o Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, são elas: Assembleia Legislativa, Cruz Vermelha do RN e as igrejas católica, por meio da Arquidiocese de Natal, e evangélica, através da Assembleia de Deus. Os demais órgãos participantes também ressaltaram a importância da inserção de instituições que representam a sociedade civil como forma de fortalecer o combate à seca.
 
De acordo com o representante da Defesa Civil Nacional, esta é uma iniciativa pioneira do Rio Grande do Norte. “Tenho visitado muitos estados do País e esta é a primeira vez que vejo instituições como as ligadas à igrejas participando de discussões deste tema tão importante que é a seca”, destacou.
 
Também estiveram presentes na reunião, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales; de Trabalho e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro; de Agricultura, José Simplício; além de representantes do Instituto de Assitência Técnica e Extensão do Rio Grande do Norte (Emater), da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetarn), da Federação de Municípios do RN (Femurn), do BNB, do Exército Brasileiro, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
 
Fonte: Ascom/RN

Choveu forte em Campo Grande e em toda região

Imagem das primeiras águas de 2013 no leito do rio Upanema, em Campo Grande/RN. (Foto tirada de cima da ponte, por Thiago Gondim).
Choveu forte nas cidades de Campo Grande, Frutuoso Gomes, Luis Gomes, Martins, Antônio Martins, João Dias, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Portalegre, Serrinha dos Pintos, Francisco Dantas, entre outras cidades da região do Alto Oeste Potiguar.

Entre os dias de quinta e sexta-feira, Luis Gomes já havia registrado mais de 100 milímetros de chuvas.

É preciso lembrar que as cidades de Antônio Martins, Luis Gomes e mais recentemente Pilões e Serrinha dos Pintos já estava com abastecimento de água suspenso pela CAERN por que os reservatórios destas cidades secaram em função da seca.

O servidor público João Moacir, de Taboleiro Grande informou que neste sábado (16) em Serrinha dos Pintos foi registrado 180 milímetros de chuva.

Já em Antônio Martins, os pluviômetros registraram 170 milímetros; 115 em Frutuoso Gomes, 112 em Martins, 60 em Pau dos Ferros.

E devido as chuvas fortes nas regiões Serranas de Martins, Portalegre, o rio Apodi Mossoró no trecho de Taboleiro Grande, antes da Barragem de Santa Cruz, encheu.

Texto: Cézar Alves/Retrato do Oeste

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Chuva forte desta tarde alaga o Circo do Palhaço Panelinha

Entrada do Circo ficou totalmente alagada
Na tarde deste domingo (17/02), caiu em  nossa cidade uma forte chuva que em virtude de sua intensidade acabou alagando o circo do Palhaço Panelinha, que teve que cancelar o seu espetáculo de matinê. O alagamento foi acasionado em razão da localização inapropriada aonde foi armado o mesmo, dentro do antigo açude da prefeitura, por onde atualmente passa um riacho.






 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |