sábado, 17 de novembro de 2012

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Florânia neste domingo

Neste domingo (18 de novembro), o céu de Florânia, município localizado na região seridó do RN, será tomado pelos pára-quedistas da Força Aérea Brasileira e pelo Esquadrão de Demonstrações Aéreas, chamado de Esquadrilha da Fumaça. O evento acontece dentro da programação da festa de N. Srª das Graças, co-padroeira do município. Segundo o prefeito Sinval Salomão, o evento é de porte internacional e movimentará a economia local.

O evento está marcado para iniciar às 15:00 horas, e acontecerá na Área de Lazer Parque da Cidade. Turistas de todo o país são aguardados para prestigiar as apresentações.


Fonte: Robson Pires

GTO do 10º BPM prende foragido da Justiça na BR 226 próximo a Campo Grande

Francisco Vandercir de Melo Freitas o "Vandro"
O GTO do 10º BPM capturou um foragido na Justiça na manhã de hoje (16/11) próximo a cidade de Campo Grande, médio-oeste potiguar. Trata-se de FRANCISCO VANDERCIR DE MELO FREITAS, conhecido por VANDRO, com várias passagens pela Polícia e com Mandado de Prisão em aberto. De acordo com os Policiais Militares, dois veículos suspeitos foram vistos na cidade de Paraú em direção a Triunfo Potiguar. O GTO ao deslocar-se na BR cruzou com os suspeitos que foram abordados. A fotografia do segundo acusado não será publicada até a confirmação de algum processo contra ele.

Dois veículos foram apreendidos, um Pálio e um Prisma e o Delegado de Patú irá investigar o real motivo dos dois suspeitos estarem circulando na região sem documentação alguma. Segundo os suspeitos, eles teriam comprado os veículos em Assú.

Fonte: GTO de Assú 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Município de Campo Grande recebe dois ônibus escolares através do PAR

Município de Campo Grande recebeu nesta semana dois novos ônibus escolares
Na manhã de ontem (quarta-feira, 14 de novembro) o nosso município recebeu dois ônibus escolares novos adquiridos através do PAR – Plano de Ações Articuladas, sendo os recursos destinados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em transferência direta. No total serão 05 ônibus escolares que deverão chegar a nossa cidade nos próximos dias, uma vez que o prazo de entrega estabelecido nos contratos já chegou ao fim segundo informou a Secretaria Municipal de Educação – SEMEC em seu blog www.educacaocg.blogspot.com.br. Após o recebimento dos veículos ainda serão realizados os procedimentos obrigatórios como o emplacamento e o seguro entre outros para que os mesmos possam transitar com segurança.

Portanto com esses novos veículos pode-se afirmar com certeza que no início do próximo ano letivo (2013) será possível oferecer melhores condições de transporte aos nossos alunos permitindo aos mesmos mais conforto, comodidade e segurança entre o caminho das comunidades rurais onde residem até suas respectivas escolas.

Fonte: pmcgrn.com.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mulher misteriosa causa temor em Caraúbas

fonte da imagem: cg news
Há rumores na cidade de Caraúbas/RN de que uma mulher com vestimentas brancas estaria aparecendo misteriosamente e assim causando temor em parte da população. De acordo com informações, a tal pessoa já foi vista no Conjunto Nestor Fernandes e caminhando na RN-233, com destino à Apodi/RN. Ela inclusive passou em residências de localidades rurais caraubenses, mas pouco tempo depois sumiu sem dar explicações.
.
Por Maykon Oliveira
Fonte: caraubashotnews.com.br

Obra de pavimentação do prolongamento da Rua Joaquim Fernandes foram concluídas


Os serviços de melhorias na qualidade da infraestrutura urbana de Campo Grande continuam acontecendo e a Prefeitura Municipal (PMCG) concluiu há poucos dias a pavimentação a paralelepípedo do prolongamento da Rua Joaquim Fernandes no bairro Alto da Esperança, a mesma foi calçada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN com recursos provenientes do Ministério das Cidades via Caixa Econômica Federal. Os serviços de pavimentação na continuação da mencionada rua compreenderam o assentamento do meio fio e dos paralelepípedos e foram finalizados com a colocação do piche, beneficiando as famílias residentes naquela área e contribuindo dessa forma para a expansão de logradouros de nossa cidade contemplados com pavimentação e drenagem.

Vale salientar que essas são obras de grande importância para a melhoria da qualidade de vida das famílias que residem no mencionado logradouro e também de acessibilidade haja vista o trecho citado apresentar (antes do calçamento) deficiência na qualidade do acesso tanto para os veículos, quanto para pedestres.

Fonte: pmcgrn.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Diabetes mata mais que aids e trânsito no Brasil

 
Dados do Ministério da Saúde divulgados hoje (13) indicam que 54 mil brasileiros morreram em 2010 em decorrência do diabetes. Isso significa que a doença matou quatro vezes mais do que a aids (12 mil óbitos) e superou o total de vítimas de trânsito (42 mil) no país.

A pasta alertou que o total de mortes provocado pelo diabetes é ainda maior quando se considera que a doença age como fator de risco para outras enfermidades, como câncer e doenças cardiovasculares. Em 2010, o diabetes esteve associado a 68,5 mil mortes, o que totaliza cerca de 123 mil mortes direta e indiretamente.

De 2000 a 2010, a doença foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil, enquanto a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,8 casos para cada 100 mil habitantes.

As mulheres são as principais vítimas e responderam, em 2010, por 30,8 mil mortes contra 24 mil entre os homens. Em 2000, 20 mil mulheres morreram por causa do diabetes, ante 14 mil homens.

A faixa etária com o maior número de mortes, em 2010, é acima dos 80 anos, totalizando 15,7 mil. O número mais que dobrou quando comparado ao ano 2000, quando 6,7 mil mortes foram notificadas na mesma faixa etária.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o diabetes constitui um problema contemporâneo. Ele lembrou que, atualmente, 15% da população brasileira são obesos e que o quadro é um facilitador para a doença.

"Esta é a hora de revertermos a possibilidade do nosso país ser cada vez mais um país de diabéticos", disse, ao citar mudanças como melhoria dos hábitos alimentares e aumento da atividade física. "É um momento fundamental para que o conjunto da população brasileira, sobretudo os profissionais de saúde, tenham atitudes em relação à prevenção", completou.

No ano passado, o governo federal lançou o Plano de Ações para o Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que inclui medidas para a redução de casos e de mortes por diabetes.

A meta é alcançar queda de 2% ao ano nas mortes prematuras provocadas por doenças crônicas, a partir da melhoria de indicadores relacionados ao consumo de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, fatores considerados de risco para o diabetes.

Fonte: Agência Brasil

Aquiflora e SEMEC promovem Seminário de Gestão Escolar


Aconteceu nos dias 09 e 10 (sexta-feira e sábado) na Colônia de Pescadores Z-53 na comunidade do Morcego o Seminário de Gestão Escolar realizado pelo PROJETO AQUIFLORA e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) que reuniu os professores da Escola Municipal do Bom Jesus, representantes das demais escolas municipais, estaduais e privadas.

O encontro contou com a presença do professor José Salim que é Coordenador Geral do Projeto, doSecretário Municipal de Educação Raniere Moreno e do presidente da Colônia dos Pescadores Grimaldo Gondim. O Seminário foi ministrado pelas professoras Eny Souto Maior e Mirian Farkat, que trabalharam a Coletânea de 08 fascículos que abordam os principais assuntos da temática da Gestão Escolar como material didático do Programa de Educação Ambiental (PROEDUC) do Projeto AQUIFLORA:
• Gestão Escolar
• Planejamento Escolar
• Currículo
• Avaliação
• Legislação
• Concepção de Projeto
• Projeto Político Pedagógico
• Projeto de Educação Ambienta

PROJETO AQUIFLORA tem como objetivo maior recuperar e preservar os atributos naturais do Bioma Caatinga em sua área de atuação no semiárido do Oeste Potiguar, no alto curso da bacia hidrográfica do Rio do Carmo e entorno do reservatório da barragem de Umari, municípios de Upanema, Campo Grande e Triunfo Potiguar.
 
O Seminário foi um sucesso, contando com boa participação e alcançando o objetivo de promover compreensão entre todos os participantes sobre o tema Gestão Escolar.
A SEMEC agradece a efetiva participação de todos os presentes que contribuíram de forma positiva na construção do evento promovido pela parceria SEMEC e PROJETO AQUIFLORA.

Fonte: SEMEC

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Secretaria distribui material didático para atividades do Programa Saúde na Escola

Fonte da imagem: site da pmcg
CAMPO GRANDE - O Ministério da Educação (MEC) enviou ao município o material referente ao Programa Saúde na Escola (PSE) com o objetivo de desenvolver ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Em forma de kit, o material está sendo distribuído pela Secretaria Municipal de Educação.

Os kits de livros "Guia de Adolescentes e Jovens: Educação entre Pares" enviados pelo MEC são destinados às escolas onde o programa é comprometido com a qualidade de vida dos/a crianças, adolescentes e jovens escolares e com as políticas públicas intersetoriais voltadas para a saúde e educação.

A entrega dos referidos kits visa ainda o fortalecimento da participação de estudantes nas ações de promoção da saúde e prevenção às doenças e agravos à saúde.

Os kits contêm os fascículos "Metodologia de Educação entre Pares"; "Adolescência, Juventude e Participação"; "Sexualidade e Saúde Reprodutiva"; "Prevenção das DST/ Aids"; "Álcool e outras Drogas"; "Gêneros"; "Raça e Etnia"; e "Diversidades Sexuais".


O material possibilita a reflexão e o diálogo sobre os temas do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, bem como promove o debate entre os estudantes das escolas dos anos finais do ensino fundamental e do médio, por meio de oficinas, jogos lúdicos, leituras, sugestão de filmes, entre outras atividades.


O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O Programa também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas / unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.


O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino; e construir uma cultura de paz nas escolas.


Fonte: O Mossoroense

Prefeitura Municipal já concluiu a pavimentação da Rua Vereador Romualdo Gondim


As obras de melhorias na qualidade da infraestrutura urbana de nossa cidade continuam acontecendo e a Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN (PMCG) concluiu recentemente a pavimentação a paralelepípedo da Rua Vereador Romualdo Gondim no bairro Alto de Santana, a mesma foi calçada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN com recursos provenientes do Ministério das Cidades via Caixa Econômica Federal. Os serviços na mencionada rua compreenderam o assentamento do meio fio e dos paralelepípedos e foram finalizados com a colocação do piche, beneficiando as famílias residentes naquela área e contribuindo dessa forma para a expansão de ruas contempladas com pavimentação e drenagem em nossa cidade.

Vale salientar que essas são obras indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida das famílias que residem no mencionado logradouro e também de acessibilidade haja vista o trecho citado apresentar (antes da pavimentação) deficiência na qualidade do acesso tanto para os veículos, quanto para pedestres.

domingo, 11 de novembro de 2012

RN vai receber R$ 108 milhões para investimento em obras contra a seca


Salvador (BA) - O governo federal vai investir R$ 1,8 bilhão em 77 obras que vão aumentar a oferta de água em municípios do Nordeste e área norte de Minas Gerais. Serão construídas e ampliadas adutoras, barragens, sistemas de abastecimento e outros empreendimentos. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (9), em Salvador (BA), durante a 16ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).


Os municípios de Caicó e Açu foram os contemplados no Rio Grande do Norte, que deverá receber mais de R$ 100 milhões. “Precisamos ter obras de convivência com a seca para evitarmos angústias como a que estamos passando a cada período”, declarou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), elogiando a presidente Dilma pela atenção que está dando aos Estados que sofrem, não apenas pela frustração da safra, mas também pela escassez d’água que está matando o rebanho e comprometendo o consumo humano.

No encontro, os governadores - entre eles Rosalba Ciarlini, que convocou coletiva para falar do assunto às 9h deste sábado (10) - assinaram termos de compromisso para início das obras. É a primeira parte de uma lista que prevê investimento total de R$ 3 bilhões em prevenção contra a estiagem.

Foram aprovados seis projetos do RN. O Estado vai receber dentro do Pró-Seca, R$ 108,8 milhões para o abastecimento em diversas regiões. Os recursos serão aplicados na construção das adutoras de Caicó e Assú (R$ 72,2 milhões); Macau/Guamaré/Pendências/Baixa do Meio (R$ 20,8) e Umari/Campo Grande (7,8 mi). Os convênios foram assinados na reunião da SUDENE com os Ministérios da Integração Nacional e das Cidades e FUNASA.

O Estado também espera liberação, pela Funasa, de R$ 30 milhões para melhoria e ampliação do sistema de abastecimento em Porto do Mangue, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, Bento Fernandes, São Miguel, Carnaúba dos Dantas e Pendências. Estão em analise pelo Ministério da Integração, ainda, os projetos de construção das Barragens Umarizeiro (Umari), Sussuarana (Mossoró/Areia Branca) Porto Carão (foz do Rio Assú).

O Ministério da Integração Nacional vai disponibilizar R$ 1,06 bilhão em 33 empreendimentos. Outros R$ 656,2 milhões serão liberados pelo Ministério das Cidades para 22 obras. A Funasa vai contemplar mais 22, com R$ 108 milhões de investimento. A execução será feita pelos estados e município e a supervisão das obras ficará a cargo da Caixa Econômica Federal.

Critérios

Foram selecionados projetos cujo objetivo principal é aumentar a oferta de água para consumo humano ou animal. Serão beneficiados municípios do semiárido com decreto de situação de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. As obras, indicadas pelos governos estaduais, devem ter a primeira etapa útil concluída em até 18 meses.
Mais de dois milhões de pessoas de 120 municípios serão beneficiadas com as 33 obras que terão investimento do Ministério da Integração. A lista dos empreendimentos selecionados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento, subprograma PAC prevenção, aptos a terem Termo de Compromisso firmado com a União foi publicada na Portaria nº 600 do Diário Oficial da União.

Na relação dos municípios baianos contemplados pelo Ministério das Cidades aparecem Euclides da Cunha, Vitória da Conquista e Araci. No Ceará, foram beneficiados Juazeiro do Norte, Aracati, Tauá, Itapipoca, Sobral, Russas, Quixadá, e Caucaia. O Maranhão terá obras em Chapadinha, Pinheiro e Tutóia. Minas Gerais terá empreendimento em Montes Claros e Pernambuco em Bezerros e Caruaru.

Fonte: Jornal de Fato

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |