segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Secretaria distribui material didático para atividades do Programa Saúde na Escola

Fonte da imagem: site da pmcg
CAMPO GRANDE - O Ministério da Educação (MEC) enviou ao município o material referente ao Programa Saúde na Escola (PSE) com o objetivo de desenvolver ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Em forma de kit, o material está sendo distribuído pela Secretaria Municipal de Educação.

Os kits de livros "Guia de Adolescentes e Jovens: Educação entre Pares" enviados pelo MEC são destinados às escolas onde o programa é comprometido com a qualidade de vida dos/a crianças, adolescentes e jovens escolares e com as políticas públicas intersetoriais voltadas para a saúde e educação.

A entrega dos referidos kits visa ainda o fortalecimento da participação de estudantes nas ações de promoção da saúde e prevenção às doenças e agravos à saúde.

Os kits contêm os fascículos "Metodologia de Educação entre Pares"; "Adolescência, Juventude e Participação"; "Sexualidade e Saúde Reprodutiva"; "Prevenção das DST/ Aids"; "Álcool e outras Drogas"; "Gêneros"; "Raça e Etnia"; e "Diversidades Sexuais".


O material possibilita a reflexão e o diálogo sobre os temas do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, bem como promove o debate entre os estudantes das escolas dos anos finais do ensino fundamental e do médio, por meio de oficinas, jogos lúdicos, leituras, sugestão de filmes, entre outras atividades.


O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O Programa também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas / unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.


O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino; e construir uma cultura de paz nas escolas.


Fonte: O Mossoroense

0 comentários:

Postar um comentário

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |