sábado, 27 de outubro de 2012

MEGA PROJETO: Estrangeiros projeta a “Disney” no Brasil e construção será no RN

Enerland - The Power of Fun (Terra da Energia – O Poder da Diversão) esse é o nome dado ao primeiro parque temático de energias renováveis do mundo aqui no RN

Andrielle Mendes - Repórter (Tribuna do Norte)

O consórcio formado por empresas espanholas, alemãs, árabes e brasileiras, representado pela espanhola Alondra, confirmou ontem que pretende dar entrada nas licenças ambientais do primeiro parque temático de energias renováveis do mundo – projetado para o Rio Grande do Norte – ainda este ano. O projeto executivo deve ser finalizado até dezembro. O local – que segundo divulgou a Folha de São Paulo seria a cidade de Touros – ainda não foi escolhido. Três terrenos estariam no radar do consórcio.

As áreas já estão sendo mapeadas para facilitar a escolha, mas as localizações não foram divulgadas “para evitar especulação”.  A informação foi repassada à TRIBUNA DO NORTE pelo CEO (espécie de diretor executivo) no Brasil do parque Enerland – como foi batizado o projeto – Rodrigo Silva. Ele se reunirá com o governo do estado na próxima semana.

O projeto, que começou a ser elaborado há quatro anos e já foi apresentado ao governo do estado (na semana passada), ao Ministério do Turismo, ao da Integração e ao de Minas e Energia, está orçado em 3 bilhões de euros (cerca de 7,7 bilhões de reais). Ele contempla cinco parques temáticos, um centro comercial, 15 montanhas russas e sete resorts com capacidade para 35 mil pessoas. O complexo também funcionará como laboratório para novas tecnologias em energias renováveis.

O consórcio espera inaugurar a primeira parte do empreendimento – o equivalente a 40% do projeto – antes da Copa de 2014. Setenta por cento do projeto deve ser concluído até as Olimpíadas de 2016. Segundo previsão do consórcio, o empreendimento estará pronto em 2019, quando poderá receber até 12 milhões de pessoas por ano, mais do que o dobro do que o Brasil recebe (cerca de 5 milhões). Os estrangeiros serão o público alvo. O parque – que seguirá os moldes da Disney e também terá atrações norte-americanas e espanholas – será autossustentável. “Será uma cidade inteligente totalmente controlada por sistemas automatizados e sustentável no que se refere a água, ar, solo e energia, sendo esta última 100% produzida através de energias renováveis instaladas no próprio parque: energia eólica, solar, biomassa, biogás, hidráulica, geotérmica, térmica, entre outras”, esclareceu por e-mail o diretor geral da Alondra, Manuel Rojas Saume.

Embora a Europa, continente de origem de algumas das empresas integrantes do consórcio, enfrente uma das crises econômicas mais severas dos últimos anos, Rodrigo Silva, CEO do parque no Brasil, acredita que recursos não serão problema.

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), segundo informou Adonis Oliveira, coordenador geral de Estudos e Pesquisas de Desenvolvimento do órgão, poderá financiar entre 20% e 30% do projeto. “Porque nem tudo o que está previsto no projeto, como os parques eólicos, pode ser financiado pela Sudene”, esclareceu. O restante poderá ser financiado por bancos como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ou fundos de investimentos nacionais e estrangeiros. O próprio consórcio colocará dinheiro do próprio bolso no empreendimento.

Só na primeira fase – que inclui elaboração de estudos e projetos e instalação da filial no Rio Grande do Norte – consumirá cerca de 300 milhões de reais. A execução do projeto será acompanhada de perto pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; do Turismo, Renato Fernandes; do Planejamento, Obery Rodrigues; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, informou a governadora Rosalba Ciarlini, que vê o parque temático como impulsionador do turismo local.

Além da vocação do estado para o turismo e para a geração de energia limpa, fatores como a localização do estado, a economia pujante – apesar da desaceleração – e participação crescente das fontes de energia renovável na matriz de energia pesaram na escolha do Brasil.

Segundo a Sudene, a Alondra, empresa espanhola responsável pelo projeto, é uma empresa sólida com projetos inclusive no Brasil, na área de infraestrutura. A empresa foi responsável, segundo o órgão, pela construção de estradas no Estado de Rondônia.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista



No Dia Nacional do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Newton Miranda de Carvalho, diz que gostaria de voltar ao sistema antigo em que, em vez de o profissional estar apenas no consultório, ele atuava nas escola primárias. ”Nós reduzimos muito o número de cáries com esse sistema”, informa.

“O problema básico é que a educação para a saúde ainda é deficiente. A ação governamental ainda é insuficiente” acrescenta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 22.139 equipes de saúde bucal em atuação. Mesmo assim, Carvalho conta que ainda há 27 milhões de brasileiros que nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de acesso. “As 22 mil equipes de saúde bucal que existem no Brasil são um grande avanço, mas insuficientes para colocar o problema da saúde bucal em patamares aceitáveis”, diz Carvalho.


Fonte:Robson Pires

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tentativa de homicidio na cidade de Upanema-RN

A Policia Militar registrou no inicio da noite de terça feira 23 de Outubro de 2012, uma tentativa de homicídio na cidade de Upanema. Marcos Martins da Silva, ““Marquinhos”” 28 anos de idade, foi alvejado com cerca de 7 disparos de arma de fogo, quando conversava com a esposa na calçada de sua residência, por volta de 19 horas. Segundo informações, ele estava em liberdade condicional há poucos dias. A polícia acredita que o atentado possa está relacionado a acerto de contas, já que o mesmo tem envolvimento com droga. Familiares contaram a policia, que Marquinhos estava em casa quando um individuo passou em frente a residência de motocicleta gesticulando em direção ao mesmo. A esposa percebeu a movimentação e tentou avisá-lo, mas ele disse que não tinha medo. Momentos depois o elemento retornou e efetuou vários disparos. Marquinhos foi alvejado em varias partes do corpo. Ele foi socorrido para o Hospital da cidade e removido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, onde deu entrada consciente e orientado, mas seu estado de saúde inspira cuidados. 

Fonte: O Câmera

Será que Agora vai?: Enfim, Dnit confirma reinício da obra da BR-110

Enfim, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT/RN) confirmou o reinicio da obra da BR-110 para o próximo dia 1º de novembro.
Segundo o superintendente substituto regional do Dnit/RN, José Antoniel Campos Feitosa, todas as pendências foram sanadas e a obra será reiniciada no primeiro dia do próximo mês.

O gestor operacional da Delta Construção, responsável pela obra, Flávio Guedes, informa que o contrato com o Dnit está sendo revisado e que esse processo deve ocorrer até a data estabelecida pelo órgão. “Tudo leva a crer que retomamos a obra no dia 1º, declara o gestor.

Flavio Guedes destaca que a Delta sempre esteve pronta para tocar a obra, “não sendo de sua responsabilidade as questões que a paralisaram”, argumenta.

A previsão da empresa é que as licenças ambientais já liberadas permitam que a obra seja continuada pelos próximos seis , oito meses. A principio, serão retomados os serviços de desmatamento, topografia e terraplanagem. Não há ainda previsão para a aplicação de asfalto, já que o trecho em fase adiantada ainda necessita de mais duas camadas de matérias para ficar no ponto de receber o asfalto.

Se realmente for reiniciada em novembro, a obra deve ser concluída em abril de 2014, um ano e meio depois.

De fato

terça-feira, 23 de outubro de 2012

BRIGA NA SEPARAÇÃO DO PREFEITO DE MACAU RESULTA EM ASSASSINATO

Jamila Ferreira Galdino, 26 anos, foi a vítima fatal em briga de mulheres em Macau-RN
Uma briga em família acabou com uma mulher assassinada com um tiro na cabeça, disparado por uma adolescente de 16 anos, no município de Macau, Região Salineira do Rio Grande do Norte. A confusão teria começado ontem, quando a jovem, que é sobrinha da ex-mulher do prefeito Kerginaldo Pinto, foi tomar satisfações com a irmã da vítima, que é a atual namorada do gestor público e foi agredida pelas duas. Revoltada, ela teria retornado hoje pela manhã e desferido o tiro contra Jamila Galdino de Faria, 26 anos de idade, que morreu a caminho do Walfredo Gurgel, em Natal.
Segundo o delegado de Macau, Antônio Pinto, a jovem estava revoltada com o fato do prefeito ter terminado o casamento com sua tia para viver com a namorada. Ontem, ela foi até a residência nova do prefeito, situada no Centro da cidade, e após um bate-boca com a atual mulher de Kerginaldo, teria sido agredida por esta e Jamila, que estava na casa no momento da confusão.
"É uma briga de família, que começou por causa do fim abrupto de um casamento e terminou na morte de uma pessoa e na detenção de outra. Infelizmente, a mulher baleada morreu a caminho do hospital e a adolescente foi apreendida, acusada de homicídio. As informações que recebi foram de que o crime foi motivado por vingança, por causa da surra que a jovem levou ontem da vítima", explicou o delegado.
Após ter efetuado o disparo contra a vítima, a acusada teria se escondido na casa de parentes, onde foi localizada horas depois pela Polícia Militar, que foi acionada por testemunhas da confusão. O corpo de Jamila de Farias deve levado para Macau, para ser velado e sepultado.
"Vamos começar a ouvir os familiares das vítimas em depoimento ainda hoje, até porque a acusada já foi apreendida e está detida na Delegacia da cidade. Queremos saber onde e como ela teve acesso à arma de fogo, bem como o histórico dessa confusão envolvendo as duas mulheres", explicou o delegado.
Conforme relatos de testemunhas, a jovem teria chegado à casa onde Jamila estava atrás da namorada do prefeito, com quem este teria ido morar logo após o resultado da eleição, no início do mês. Ao encontrar a vítima, ela teria disparado contra a cabeça desta, que foi socorrida com vida para o hospital local e, depois, encaminhada para Natal.
Ao ouvirem o barulho do tiro, as pessoas correram para ver o que estava acontecendo e encontraram a vítima sangrando, ainda com vida. A Polícia Militar e a Civil foram acionadas pelas testemunhas, que se aglomeraram em frente à residência onde aconteceu o crime.
Por: Alessandra Bernardo - Jornal de Hoje / PM de Macau

Em virtude das dificuldades financeiras Prefeitura Municipal não irá patrocinar o Festival da Cultura e da Música de Campo Grande-RN

Em virtude das dificuldades financeiras impostas pelas sucessivas quedas dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que em várias ocasiões veio com cotas zeradas para o nosso município e com toda uma infraestrutura organizacional a ser mantida (pagamento de servidores e fornecedores em dia, por exemplo) e setores imprescindíveis como saúde e educação funcionando plenamente atendendo aos anseios da população e ainda com o quadro de seca pelo qual vem enfrentando a nossa região e o nosso município em destaque, a Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN vêm de público informar que ficou diante do exposto impossibilitada de patrocinar o FESTIVAL DA CULTURA E DA MÚSICA, evento que acontecerá no próximo dia 1° de novembro de 2012, mas informa ainda que o mesmo irá acontecer na data mencionada e será realizado pelo vereador Vagner Souza.

Desde já a PMCG agradece pela compreensão e renova o seu compromisso de servir cada vez melhor a toda população campo-grandense possibilitando a mesma, qualidade de vida com desenvolvimento social para todos.

Fonte: pmcgrn.com.br

Pôster oficial de Cigano x Velasquez tem bandeira do Brasil

Pôster do UFC 155 traz bandeiras do Brasil e do México - Reprodução
O Ultimate mostrou ao público o tradicional pôster oficial que monta para cada evento. No UFC 155, que ocorrerá no dia 29 de dezembro e terá como luta principal Júnior 'Cigano' dos Santos contra Cain Velásquez, as nações de origem de cada um foram representadas.

Ao fundo da imagem de Cigano, o atual detentor do cinturão dos pesados, é possível ver a bandeira do Brasil. Enquanto que atrás de Velasquez, que tem ascendência mexicana, está desenhada a bandeira do país da América do Norte.

Será a segunda vez que os dois ficarão frente a frente dentro do octógono. Na primeira, em novembro do ano passado, Cigano nocauteou seu rival e levou o cinturão da categoria. De lá para cá, ambos fizeram apenas uma luta. O brasuca venceu e manteve o título diante de Frank Mir, enquanto que Velasquez atropelou o também brasileiro Antônio Pezão.

Por Ag. Fight- http://esportes.br.msn.com/

Macapá, Porto Alegre e Natal são as capitais com mais obesos no país

A obesidade e o excesso de peso são problemas em todas as capitais do país, registrando percentuais acima de 12%. As capitais que lideram o ranking das populações obesas são Macapá, com 21,4%; Porto Alegre, com 19,6%; Natal, com 18,5%; Fortaleza, com 18,4%; e Campo Grande, com 18,1%. Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2011, do Ministério da Saúde, divulgados este ano.

A obesidade é considerada uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que provoca danos à saúde da pessoa. Há uma diferença entre obesidade e excesso de peso. O que define uma situação de outra é o Índice de Massa Corporal (IMC), o normal é 18,5 a 24,9. É considerado sobrepeso o índice superior a 25. Os obesos tem IMC acima de 30.

Fonte: Blog do Robson Pires. 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Serviços de pavimentação da Rua João Marques Leal estão sendo executados pela PMCG

Os serviços de melhorias na qualidade da infraestrutura urbana de nossa cidade continuam acontecendo, e na semana que se passou a Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN (PMCG) deu início aos trabalhos de pavimentação a paralelepípedo da Rua João Marques Leal no bairro Alto da Capela, a mesma esta sendo calçada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN com recursos provenientes do Ministério das Cidades via Caixa Econômica Federal. No momento os serviços na mencionada rua estão na fase de assentamento do meio fio e dos paralelepípedos e serão finalizados com a colocação do piche, beneficiando as famílias residentes naquela área e contribuindo dessa forma para que cada vez mais ruas em nossa cidade sejam contempladas com pavimentação.

Vale salientar ainda que esses são serviços indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida das famílias que residem naquele logradouro e também de acessibilidade haja vista o trecho citado apresentar (antes da pavimentação) deficiência na qualidade do acesso tanto para os veículos, quanto para pedestres. 

Rua João Marques Leal esta sendo pavimentada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN

Fonte: pmcgrn.com.br

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |