terça-feira, 6 de novembro de 2012

Onze policiais já foram mortos em 2012; maioria estava de folga

O ano de 2012 está marcado pela violência contra policiais do Rio Grande do Norte. É o que acredita a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do estado. Ontem (5), durante uma perseguição em Lajes Pintada, mais um policial militar perdeu a vida em confronto com bandidos. Fernando Quirino do Nascimento foi o nono PM assassinado até novembro, de acordo com dados levantados pela Associação. A maioria dos policiais mortos estava de folga no momento dos crimes.

Além dessas nove mortes, outros 11 policiais militares sofreram atentados ao longo deste ano e ficaram feridos. "Nós não só lamentos as mortes desses homens, como ficamos bastante preocupados. Até porque atribuímos isso principalmente à questão da impunidade. Na maioria desses casos, a família ainda não viu a justiça ser feita. Para se ter um exemplo, no ano passado, tivemos a morte soldado Ramalho, que completou um ano nesta segunda, e até agora nada foi feito", comenta o soldado Roberto Campos, presidente da ACS-PM.

De acordo com ele, essa não é uma realidade apenas do Rio Grande do Norte e, por isso, cobra providências para garantir também segurança aos policiais. "Os nossos representantes nas instituições legislativas, como Câmara dos Deputados e Senado, precisam criar leis mais duras, não só para proteger a sociedade, mas também resguardar quem protege a vida da sociedade" avaliou Roberto Campos.

O presidente da ACS-PM cita ainda que a fragilidade do sistema de segurança pública coloca em risco a vida dos policiais, principalmente no interior do Estado. "Sempre temos registros de atentados e roubos de armamentos em bases policiais, o que mostra uma clara desmoralização da estrutura de segurança. É preciso uma resposta e contratação imediata para aumentar efetivo, principalmente no interior, onde os policiais estão sendo humilhados. Hoje, na maioria dos municípios são apenas dois homens por dia, tornando-os muito vulneráveis".

Ao longo destes 11 meses de 2012, foram registrados seis atentados contra as bases e viaturas da Polícia Militar, sendo três deles em Natal. O presidente da ACS-PM comenta ainda que não só os policiais militares sofrem com essa fragilidade e insegurança. Ele cita como exemplo a morte de dois policiais civis em setembro deste ano.

Fonte: TN Online

TSE deve julgar todos os recursos até 17 de dezembro, diz ministra


A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse nesta terça-feira (6/11) que a Corte deve julgar todos os recursos pendentes sobre registro de candidaturas até a data da diplomação dos eleitos, no dia 17 de dezembro.

De acordo com a ministra, a projeção é possível devido ao ritmo dos julgamentos até o momento. “Pelo número de decisões até agora, não haverá recursos pendentes. Mas, caso haja, analisaremos as questões pendentes caso a caso”, disse Cármen Lúcia, em entrevista coletiva na sede do TSE no início da tarde. O TSE recebeu, ao todo, 8,3 mil processos relacionados às eleições municipais deste ano, sendo que 7,7 mil são recursos relacionados a registros de candidatura. Até agora, 5,4 mil processos foram julgados.

Fonte: blog do Robson Pires

PATUENSES FORAM PRESOS EM MESSIAS TARGINO QUANDO PLANEJAVAM ASSASSINAR DESAFETO


Ramon (a esquerda) Marcos Kened (ao centro) e Francisco Paiva (a direita)

Em uma operação policial denominada “Estradas Limpas”, policiais militares de Messias Targino, Janduís, Paraú, Campo Grande e o GTO do 10º BPM tiraram de circulação na noite dessa segunda-feira (05) por volta das 20 horas, um trio que planejava praticar um homicídio em Messias Targino.

De acordo com a polícia, o trio que era formado pelos elementos Ramon da Silva Costa (esquerda) de 18 anos, Marcos Kened do Nascimento Oliveira (centro) de 20 anos e Francisco Paiva Mendes (direita), todos de Patu, estavam aguardando o momento certo para assassinar um desafeto do Ramon.

Ramon teria se envolvido em uma briga no sábado passado e ontem teria ido ao município de Messias Targino acertar contas com aqueles que teriam brigado com ele.

Ao perceber a movimentação estranha, populares acionaram a policia que imediatamente realizaram a operação “estradas limpas”, e abordaram os elementos, sendo que no momento da prisão nenhuma arma foi encontrada com eles, os policiais resolveram realizar uma revista minuciosa dentro do Bar que fica localizado na Rua Antonio Tomas de Almeida, centro, onde os acusados estavam bebendo e possivelmente aguardando a vitima, e no local encontraram um revólver calibre 38 com cinco munições intactas e mais 10 munições dentro de uma sacola.

O proprietário do bar, Nialison da Silva Soares, que escondeu a arma, também foi conduzido para a delegacia de plantão e em depoimento disse que guardou a arma com medo de represália.

O Sargento Tárcio Fernandes Soares era quem estava à frente da operação policial que teve inicio às 20 horas e término por volta das 3 horas da madrugada.

Ao retornarem da 7ª Delegacia Regional de Policia Civil de Patu, os policiais ainda conseguiram prender a pessoa de Kliziano Rezende Figueiredo, morador da Rua Francisco Dutra, nº 47 - Centro - Patu, o mesmo estava totalmente embriagado conduzindo um veiculo GM Cadett, ano 1995, cor azul, placa BSH- 8369 - Mossoró, quando foi flagrado pelos policiais na BR 226 entre Patu e Messias Targino totalmente bêbado. Os policiais deram a voz de prisão e conduziram o mesmo para a DP de Messias Targino.

Ainda de acordo com o Sargento Tárcio, várias outras operações serão realizadas na área da 3ª Companhia de Policia Militar de Campo Grande nos próximos dias.

Foto: GTO ASSU
Fonte: Blog Carinha da Net

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Butantan testa com sucesso toxina do veneno da cascavel contra câncer de pele


Uma toxina contida no veneno da cascavel mostrou-se eficaz no tratamento de células cancerígenas.A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo. A pesquisa inédita permitiu a identificação e a extração de uma substância contida no veneno da cobra, uma toxina chamada crotamina.
Quando aplicada em camundongos com câncer de pele, a crotamina aumentou a sobrevida do animal em 70%.A toxina também atrasou o desenvolvimento do tumor e, em alguns casos, inibiu seu crescimento.
De acordo com a geneticista Irina Kerkis, coordenadora do projeto, em comparação com outras drogas, a crotamina tem a vantagem de não apresentar os mesmos efeitos colaterais.
“A crotamina é solúvel em diferentes solventes e não produz reação alérgica e não interfere na imunidade”, disse.
A crotamina mata as células cancerígenas sem afetar as células normais.Em outra linha de pesquisas do mesmo instituto, cientistas estão usando compostos do veneno da cascavel para o combate à dor.

Fonte:Blog do Robson Pires

Reservatórios estão no limite

 
 Barragem Engenheiro Armando Ribeiro está com 58,72% de sua capacidade

A situação nas áreas das principais bacias da região já é considerada a pior dos últimos

83 anos.

Os reservatórios da Região Nordeste estão em estado de alerta. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentados durante reunião do Programa Mensal de Operação, o volume de chuva que tem caído nas principais bacias da região é o pior dos últimos 83 anos, o que tem dificultado a recuperação dos reservatórios. Para complicar a situação, nem todas as termoelétricas definidas pelo ONS conseguiram entrar em operação.


Só em outubro, o nível de armazenamento do Nordeste despencou 8,2 pontos porcentuais, de 42,6% para 34,4%, o menor nível desde 2003. Os reservatórios estão apenas 5,8 pontos acima do limite de segurança para o abastecimento do mercado - um mecanismo de alerta criado pelo Governo após o racionamento de 2001.


O JORNAL DE FATO procurou contactar o secretário estadual do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (SEMARH), Gilberto Jales.


Mesmo sabendo que o levantamento apresentado pelo ONS não está direcionado à questão do abastecimento de água nos municípios, mas à questão do fornecimento de energia, Gilberto Jales afirma que no caso do RN a situação dos reservatórios preocupa nos dois aspectos. Segundo ele, o apagão no final do mês passado deixou claro que o sistema tem falhas e, se não for corrigido, pode trazer sérios problemas. “O fornecimento de energia do RN é feito através da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), e com os níveis baixos das barragens que alimentam as usinas, nós ficamos preocupados. Além disso, o nosso sistema adutor que garante abastecimento de água em todo o Estado depende de energia. Então, isso se torna um problema ainda maior”, destaca.


Com relação ao sistema adutor que abastece inúmeras cidades do RN, ele revela que no que se refere ao nível dos reservatórios do Estado, com exceção das barragens Armando Ribeiro Gonçalves (em Assú), Umari (em Upanema) e Santa Cruz (em Apodi), a maioria está com percentual entre 40% e 30%.


Fonte:Jornal de Fato

Belezas de Porto do Mangue serão cenário para a próxima novela da Globo

 
PORTO DO MANGUE - As belezas naturais de Porto do Mangue passarão a ser conhecidas em todo o país. Tudo a partir da inclusão das dunas do Rosado no roteiro de gravação da próxima novela das 18h da Rede Globo, "Flor do Caribe", que irá ao ar de março a setembro de 2013.

As dunas ficam na divisa deste município com Areia Branca, próximas a Ponta do Mel e já foram projetadas para o mundo a partir do filme do padre Marcelo Rossi "Maria, a mãe do filho de Deus".
A novela de autoria de Walter Negrão terá a direção de Jaime Monjardim e a participação dos atores Henri Castelli e Grazi Massafera, como principais protagonistas.

A história da novela fala de lugares paradisíacos e, de acordo com a coordenadora de produção de "Flor do Caribe", Tatynne Lauria, que já esteve visitando o Estado visando definir os locais de gravações a partir de Natal, o objetivo de gravar no RN é valorizar a região Nordeste.

As gravações serão realizadas ainda este ano, entre os meses de novembro e dezembro. O enredo da novela conta a história de um piloto de caça aérea, interpretado por Henri Casteli, e de uma bugueira, por Grazi Massafera. 

Riquezas naturais são apresentadas em programa da TV Ponta Negra Um dos mais belos cenários naturais da região da Costa Branca, a cidade de Porto do Mangue foi destaque no programa "Rota Nordeste", da TV Ponta Negra de Natal, que foi ao ar na manhã de ontem.

"É uma ótima oportunidade para mostrarmos as belezas do nosso litoral e os pontos atrativos da nossa cidade", diz o prefeito Francisco Gomes Batista, "Titico" (PMDB), que tem investido forte no desenvolvimento do turismo local.

O programa mostrou aspectos do cotidiano dos moradores e destacou as belezas naturais do município, como o pôr do Sol, passeio de barco pelas águas do Rio das Conchas, visita ao centro da cidade e à Ilha da Costinha.

Segundo o prefeito "Titico", por meio da Secretaria Municipal de Turismo foram prestadas todas as informações necessárias para uma ampla divulgação do turismo local em 30 minutos de exibição do programa, cujas potencialidades locais foram mostradas para todo o Rio Grande do Norte.
Para o prefeito "Titico", o programa "Rota Nordeste", da TV Ponta Negra, é apenas um aperitivo do que vem pela frente.

Fonte:O Mossoroense
 


 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |