quinta-feira, 20 de junho de 2013

PMCG PRETENDE CONSTRUIR ESTRADA DE ACESSO A TRILHA DA LADEIRA DA SERRA DO CUÓ


Na manhã de ontem, quarta-feira (19), a secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Abastecimento, Irene Galdino percorreu juntamente com os operadores de máquinas da Prefeitura Municipal, Alexandre Bezerra e Alcivan Cavalcante, o trajeto da Fazenda Belo Monte até o início da trilha da ladeira da serra do Cuó, a visita teve por finalidade conhecer in loco a atual situação da estrada existente e planejar os trabalhos de recuperação da mesma e a sua prolongação até o inicio da trilha de subida da serra. Nesse sentido já foi mantido um contato inicial com o responsável pela propriedade e posteriormente após o OK do mesmo, os trabalhos sejam iniciados e consistirão na recuperação da estrada existente e o seu prolongamento.

A serra do Cuó é um dos principais cartões postais do nosso município, de onde se pode observar belas paisagens, local com uma flora e fauna bastante diversificada e com um grande potencial turístico, ainda não explorado adequadamente. E um dos objetivos da atual administração é fazer com que o turismo se desenvolva em nosso município de forma racional e organizada, e as primeiras ações nesse sentido já estão acontecendo, recentemente o prefeito Bibi de Nenca anunciou que irá fazer a pavimentação da entrada da comunidade de Morcego (da RN-233) até a porta d’água do açude do Morcego, outro local com grande potencial para o turismo regional e que já recebe, principalmente nos finais de semana, um bom número de visitantes locais e regionais. Ainda nesse sentido esta sendo feito um levantamento a cerca dos locais em nosso município que possuam  potencial para o turismo, para que a partir daí seja organizado um catálogo e roteiro com esses pontos.

Com relação a estrada da serra do Cuó, a ideia inicialmente é de dar as condições mínimas de acesso de veículos até o inicio da ladeira, o que atualmente não é possível, existe também a possibilidade e isso será debatido junto ao prefeito Bibi de Nenca, de que a trilha da ladeira da serra do Cuó também passe por melhorias. Há ainda a possibilidade de ser construída uma estrada até em cima da mesma no futuro.

REALIDADE ATUAL DO ACESSO DA SERRA DO CUÓ

A realidade atual com relação ao acesso a trilha da ladeira da serra do Cuó é bastante difícil e complicado, para se chegar em cima da mesma os “aventureiros” precisam se deslocar da sede da cidade até o sitio Solidão, o que dá um trajeto de cerca de 7Km e de lá seguirem a pé pelo carrasco por cerca de 1,5Km até chegar o início da subida da trilha que dá mais uns cerca de 3km até em cima da serra. Pela nova rota que esta sendo planejada será possível chegar com veículo até o início da ladeira o que certamente irá proporcionar uma reserva de energia para a subida.

A secretária municipal de Agricultura, Irene Galdino disse que a estrada de acesso a ladeira da serra do Cuó deverá ser construída em breve, para que a mesma possa melhorar a logística de acesso aos visitantes a esse belo cartão postal do nosso município.
Os operadores de máquinas da Prefeitura Municipal, Alexandre Bezerra e Alcivan Cavalcante, foram conhecer in loco a atual situação da estrada existente e planejar os trabalhos de recuperação da mesma e a sua prolongação até o início da trilha de subida da serra.
Vista dos paredões de rocha do pico dos Americanos, ponto culminante do relevo campo-grandense, com 489 m de altitude.
Mapa com o esquema dos acessos a serra do Cuó, tendo em vermelho a estrada da Fz. Belo Monte que deverá ser recuperada e prolongada até o início da trilha de subida – Fonte da imagem: Google Maps.


0 comentários:

Postar um comentário

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |