Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte  (MPF/RN) quer garantir o fornecimento imediato e ininterrupto do  medicamento trastuzumabe aos pacientes usuários do Sistema Único de  Saúde (SUS) residentes no estado e que comprovem a necessidade do  remédio. O trastuzumabe é utilizado no tratamento de certos tipos de  câncer de mama e ainda não integra a lista de medicamentos excepcionais  do SUS.
O procedimento do MPF/RN teve início a partir das declarações de uma  paciente portadora de neoplastia mamária que teve indicação médica para  utilização do trastuzumabe, juntamente com quimioterapia. Porém, uma vez  que o medicamento não consta na lista do SUS, o fornecimento foi negado  pela rede pública.
Para o procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, que  assina a ação, o não fornecimento do remédio, principalmente pelo alto  custo de aquisição, “inviabiliza a fruição dos direitos fundamentais à  saúde e à vida por inúmeros pacientes do SUS que se encontram na mesma  situação da paciente”.
Fonte:Blog do Robson Pires 


06:22:00
Unknown
0 comentários:
Postar um comentário