segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Primeiras vias de escalada são conquistadas na Serra do Cuó

Neste sábado, feriado de 12 de outubro, foi dado um grande passo para o desenvolvimento de um dos lugares com maior potencial para esportes ao ar livre do Rio Grande do Norte. Trata-se da Serra do Cuó, localizada no município de Campo Grande.

O escalador Brito Filho conquistou as primeiras vias de escalada da serra, na face leste do pico dos americanos. A qualidade da rocha é impressionante, muito sólida. 

As paredes possuem muitas fendas, agarras e negativos, possibilitando a abertura de vias de escalada nos mais variados estilos e graduações. A face leste é acessada pela trilha normal de acesso ao cume do pico dos americanos e possui cerca de 25 metros, no setor onde as primeiras vias foram abertas, podendo chegar a 50 metros em outros setores.

Ainda no pico dos americanos, está uma das paredes mais espetaculares do RN, a sua face norte/noroeste, voltada pra cidade de Campo Grande. Esta parede possui cerca de 280 metros, com tetos e negativos, ainda não conquistados. O grande obstáculo para o desenvolvimento deste setor é a falta de uma trilha para a sua base.

Além do pico dos americanos, a Serra do Cuó possui outros picos, como a pedra da generosa e o bico do papagaio. Suas paredes não possuem acesso por trilha, e permanecem inexplorados.

Sem dúvidas, o desenvolvimento da escalada na Serra do Cuó daria um salto com o auxílio do poder público na abertura de novas trilhas, uma para a base norte do pico dos americanos e da generosa, e outra para a base do bico do papagaio.

Para os escaladores interessados em repetir as 3 vias abertas até o momento, segue o croqui com informações das vias.

Atenção: Não tentar escalar sem conhecimento e equipamento.

 




Fonte: CG News

0 comentários:

Postar um comentário

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |