quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

13 de dezembro: Dia de Santa Luzia padroeira da nossa Diocese





Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano.

Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração a Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto.

O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivado de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighiere, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora.

É assim a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.

Sua própria festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, possivelmente doze dias antes do Natal para indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para essa importante data que se avizinha.

O martírio

Diocleciano vendo que nada a convertia mandou colocá-la na casa de prostituição. A partir daí começou-se uma série de milagres:


1º milagre: Quando tentaram colocá-la na casa de prostituição, ninguém conseguia tirá-la dalí (do lugar onde estava sendo feito o julgamento). Nem mesmo uma junta de bois conseguiu. Os soldados sairam envergonhados por não conseguir tirar Luzia dali. Seus pés eram como se estivessem fincados no chão, como raízes de plantas. (As virgens naquele tempo tinham mais medo de perder a virgindade do que uma cova cheia de leões).


2º milagre: Tentaram depois colocar fogo em seu corpo, mas Luzia fez a seguinte oração: "Ó Senhor Deus, Jesus Cristo meu Rei, não deixai que essas chamas me façam mal algum." As chamas não queimaram Luzia, nem mesmo deixaram vermelhidão no seu corpo, e por isso retiraram ela de dentro do fogo. Depois disso vem o terceiro milagre, é por causa desse milagre que ela é considerada a Santa dos Olhos e das Doenças da Vista.


3º milagre: Aí como tudo isso não tinha dado certo, fizeram o castigo mais cruel depois da degolação. Luzia não se convertia de jeito nenhum aos falsos deuses, e por isso um soldado, a mando do imperador, arrancou-lhe os olhos de sua face, e entregou os olhos em um prato a Luzia, mas milagrosamente ao entregar o prato com os olhos de Luzia, no rosto da mesma, nasceram-lhe dois lindos olhos, sãos e perfeitos e mais lindos do que os outros. Vendo que nada a convencia de converter-se ao paganismo, deceparam sua cabeça no momento que Luzia dizia: "Deus, com o meu martírio quero te glorificar e te exaltar para todo o sempre. Amém." No mesmo instante sua cabeça rolou pelo o chão. Era 13 de Dezembro do ano de 304 D.C. Os cristãos recolheram seu corpo virginal e a sepultaram nas catacumbas de Roma. Sua fama de Santa se espalhou por toda a Itália e Europa, e a partir daí começou-se a grande devoção a Santa Luzia de Siracusa.


Santa Luzia é Padroeira de várias Paróquias e Dioceses no mundo. Um exemplo é a Diocese de Mossoró/RN que a tem como padroeira e patrona.

Fonte: wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |