sábado, 29 de dezembro de 2012

Cientistas norte-americanos pretendem estudar o DNA do atirador Adam Lanza




Por Gina Kolata- The New York Times News Service/Syndicate

Em um avanço que provavelmente reavivará um debate ético que vem ocorrendo há bastante tempo, geneticistas estão planejando discretamente o estudo do DNA de Adam Lanza, de 20 anos, que matou 20 crianças e sete adultos em Newtown, Connecticut. Seu trabalho será uma tentativa de descobrir pistas biológicas para a violência extrema.

Os pesquisadores confirmaram seus planos a uma porta-voz, na Universidade de Connecticut, mas se negaram a fornecer detalhes. Contudo, outros especialistas ponderaram que os geneticistas talvez procurem por mutações que podem estar associadas a doenças mentais e outras que talvez também possam aumentar o risco de violência.

Eles talvez analisem todos os genes de Lanza em busca de características incomuns, como duplicações, deleções ou mutações inesperadas dos genes, ou determinem seu genoma completo – os genes e regiões vastas de DNA que não são genes – em uma procura abrangente por anormalidades que possam determinar quais genes estão ativos e seu grau de atividade.

Contudo, não importa o que eles façam, ao que tudo indica essa será a primeira vez que uma equipe de pesquisadores tenta estudar em detalhes o DNA de executores de chacinas.
Alguns pesquisadores, como o Dr. Arthur Beaudet, professor da Faculdade de Medicina Baylor e presidente do departamento de genética molecular e humana da faculdade, aplaudem a tentativa. Ele acredita que atos realizados por pessoas como Lanza e outros atiradores envolvidos nas ações agressivas de alguns anos atrás – como os ocorridos na escola de ensino médio Columbine; em Aurora, no Colorado; na Noruega; em Tucson, no Arizona e na Universidade Virginia Tech – estão tão distantes da expectativa de um comportamento normal que só podem ser causadas por alterações genéticas. "Não podemos nos permitir deixar de realizar essa pesquisa", afirma Beaudet.

Outros cientistas não estão tão certos quanto a isso. Eles estão preocupados com o fato de que essa pesquisa talvez estigmatize pessoas que nunca cometeram crimes, embora possuam as anormalidades genéticas encontradas nos executores de massacres.

0 comentários:

Postar um comentário

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |