domingo, 20 de janeiro de 2013

Assembléia Legislativa da Paraíba lança campanha "SOS Seca"


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lançou, na terça-feira (15/01), no Hotel Tambaú, em João Pessoa, a Campanha SOS Seca. Trata-se de um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção dos governos  federal e estadual para ações emergenciais e duradoras que resultem em melhorias das condições na convivência com a estiagem. A campanha é fruto da "Caravana da Seca", realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro de 2012 e que teve como objetivo verificar in loco a situação de calamidade enfrentada pela população em diversas regiões da Paraíba, em decorrência da seca, e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema. Não se tem notícia sobre iniciativa semelhante da Assembleia do Rio Grande do Norte. Houve, na AL-RN, em novembro do ano passado, uma audiência pública sobre o assunto, mas o evento não teve a dimensão do lançamento de uma campanha com cronograma mais amplo.

Os deputados paraibanos lançaram a "Carta da Paraíba", documento oficial da campanha, que junto com relatório final da "Caravana", reúne as recomendações do parlamentares, que passaram por mais de 50 municípios e percorreram dois mil quilômetros.

Ainda no lançamento da Campanha foi iniciado um abaixo-assinado para reforçar o apoio ao relatório da Caravana junto às autoridades. Na Carta, constam a defesa das principais ações estruturantes para o Semiárido, como apliação da "operação carro-pipa"; aumento a distribuição de ração animal; limpeza de barragens; recuperação e instalação de poços; distribuição de cestas básicas; desburocratização do Programa do Leite; revitalização dos perímetros irrigados; solução definitiva para o endividamento dos produtores do semiárido; implantação de novas adutoras; construção de cisternas; criação de programa para geração de renda e despoluição dos rios e açudes.

Os senadores  Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) participaram do lançamento. Também prestigiaram o evento vários prefeitos e vereadores de diversos municípios paraibanos.

Além dos parlamentares, também estiveram representantes de segmentos religiosos, como o arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto; o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jayme Vieira Rocha; o Pastor Estevam; representantes da Associação Paraibana de Imprensa (API); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra; o superintendente da Sudene, Paes Landim; representantes da Embrapa; Insa (Instituto Nacional do Semiárido), como representantes de outras instituições.

Durante a abertura do evento, o presidente da ALPB, deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN), conclamou a população nordestina para reforçar os pleitos do relatório que foi produzido a partir da Caravana da Seca. 

Fonte: TN Online

0 comentários:

Postar um comentário

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |