terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bebeto Almeida o melhor prefeito da história de Campo Grande, será mesmo?



Desde o início do processo eleitoral de 2012, com vistas às eleições municipais para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, tem sido comum e corriqueiro que os candidatos busquem de todas as formas passar para o eleitor a ideia de que ele ou ela é o melhor ou a melhor para conduzir os destinos dessas populações, e no caso do ex-prefeito José Edilberto de Almeida, o Bebeto, não foi diferente, no entanto por irregularidades na prestação de contas de sua gestão e por supostos desvios de recursos públicos o mesmo teve a sua candidatura barrada de acordo com a LEI DA FICHA LIMPA, sendo que para o seu lugar foi lançada a candidatura do seu filho Betinho Almeida. Durante o período em que durou a sua campanha os apoiadores do ex-prefeito e ele mesmo tentou massificar a ideia na cabeça dos eleitores locais de que ele (Bebeto Almeida, prefeito por dois mandatos seguidos 2001-2004/2005-2008) foi o melhor prefeito da história de Campo Grande, mas será mesmo que essa afirmação tem coerência? Não seria muita presunção tal afirmação? Haja vista que todos que já administraram essa terra abençoada, deram a sua contribuição para a edificação deste município, sendo que alguns se sobressaíram, mais do que outros? Diante de tais indagações o CG de Fato resolveu fazer uma comparação da gestão passada com a atual administração do prefeito BIBI DE NENCA candidato a reeleição, uma analise baseada na coerência e desprendida de emoções partidárias levando em conta apenas os resultados obtidos pelas duas administrações em beneficio de Campo Grande, e para isso resolvemos fazer um comparativo destacando os setores prioritários para a sociedade como: Saúde, Educação, Segurança, Emprego e Renda, Habitação e Infraestrutura. Vejamos a seguir o que foi feito pela administração passada e pela atual nesses setores:

SAÚDE
Nos oito anos da administração de Bebeto Almeida o Hospital Público Municipal, construído pelo ex-prefeito Antonio Veras, não recebeu nenhuma melhoria e nem foi concluído, o Centro de Saúde ficou abandonado em ruínas, assim como os postos de saúde das comunidades rurais, nesse espaço de tempo nenhuma obra física na área da saúde foi inaugurada pela sua administração, a farmácia básica funcionava de forma insuficiente e não atendia de forma satisfatória. Na sua administração foi implantado com recursos federais o PSF – Programa Saúde da Família neste município e adquiriu duas ambulâncias.  
Na atual gestão do prefeito Bibi de Nenca, em apenas três anos e nove meses, já foi feita a reforma do Hospital Municipal, foi reformado o Centro de Saúde que estava a mais de dez anos fechado, e ainda foi construída uma Unidade Básica de Saúde- UBS, e foi feita a reforma e ampliação do Posto de Saúde da Comunidade de Bom Jesus e melhorias no da comunidade do Salgado, a equipe do PSF – Programa Saúde Família foi ampliada com a contratação de mais médicos e também foi adquirida com recursos próprios uma ambulância nova, e a distribuição de remédios por meio da farmácia básica foi ampliada atendendo a toda a população, foi adquirido ainda um eletrocardiógrafo e um aparelho de raio-x odontológico e foi implantada a 1ª Academia da Terceira Idade – ATI de Campo Grande, e ainda foram adquiridos modernos equipamentos de fisioterapia.   

EDUCAÇÃO
Nos oito anos de Bebeto várias escolas da zona rural foram desativadas e as que ficaram funcionando não dispunham de boa estrutura, foi construída a Escola de Bom Jesus. A merenda escolar era deficitária e nenhum transporte escolar foi adquirido em sua gestão para o município. No seu governo o maior IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Campo Grande foi 3.2.
Na atual administração de Bibi foram construídas duas novas salas de aula climatizadas na Escola Joaquim Leal Pimenta, também foi climatizada a biblioteca da referida escola e foram adquiridos dois ônibus escolares, foram implantados laboratórios de informática nas escolas, foi implantado o Telecentro de Inclusão Digital funcionado em ambiente climatizado e foi feita a reforma das escolas da zona rural e a creche de Caiana foi reaberta, a merenda escolar foi diversificada. E foi implantado o piso salarial do Magistério. No governo de Bibi de Nenca o município de Campo Grande atingiu a sua maior média no IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 3.6.

SEGURANÇA
Nos primeiros anos de administração de Bebeto Almeida o município de Campo Grande sofreu com a falta de segurança e com os constantes assaltos, sendo que essa realidade foi sendo atenuada com a chegada em nosso município do GTO – Grupo Tático Operacional ainda no seu governo.
Nos três anos e nove meses de Bibi o GTO foi mantido em nosso município com apoio da prefeitura, uma nova viatura veio para Campo Grande e o efetivo de policias militares aumentou e foi instalado em nossa cidade uma Delegacia da Policia Civil com delegado, escrivão e agentes.

EMPREGO E RENDA
No governo de Bebeto foram criados alguns empregos indiretos principalmente em obras tocadas pela prefeitura, principalmente de pavimentação. No seu governo foram realizadas as inscrições para um concurso público com vistas ao preenchimento de vagas na administração municipal sendo que o mesmo terminou a sua gestão sem ter realizado o dito concurso.
Na atual gestão de Bibi de Nenca foram criados vários empregos indiretos em obras tocadas pela prefeitura e na construção da ponte sobre o riacho Pitombeira obra essa do Governo Federal, mas que teve a contribuição da atual gestão para que a mesma se tornasse uma realidade, também foram criados empregos diretos na Fábrica de beneficiamento de castanha do Bom Jesus e na de Confecções sendo que esses dois empreendimentos também tiveram apoio da prefeitura na sua viabilização, e ainda foram oferecidos vários cursos profissionalizantes e técnicos em nosso município visando à capacitação da mão de obra local. Na zona rural para o melhoramento da nossa bacia leiteira foi Implantado o programa Balde Cheio na área da bovinocultura e também o projeto Aprisco para o aprimoramento das criações de caprinos e ovinos.

HABITAÇÃO
Esse foi um dos setores mais comprometidos pela inércia da gestão passada e que se arrastou de forma bastante lenta na administração do ex-prefeito Bebeto, em 8 anos de governo, o que dá 96 meses, foram construídas apenas 36 casas populares no perímetro urbano e nenhuma na zona rural, no mesmo período municípios como Triunfo Potiguar, Janduís e Messias Targino construíram mais de 100 casas populares cada um. O resultado de toda essa inércia administrativa na área da habitação social foi o aumento considerável do déficit habitacional de Campo Grande.
Em três anos e nove meses, o que dá 45 meses de administração, o governo Bibi de Nenca já entregou 20 casas populares na zona urbana sendo que mais 10 estão sendo construídas, e edificou mais 27 casas populares na comunidade rural de Bom Jesus em uma iniciativa pioneira haja vista que há muito tempo não eram construídas casas populares na zona rural deste município, ao todo 57 casas foram feitas pela atual gestão.

INFRAESTRUTURA
Na administração de Bebeto Almeida algumas obras relevantes ficaram inacabadas como, por exemplo: a do abatedouro público municipal, o campo de futebol (obra essa praticamente inviável devido ao local inapropriado onde a mesma foi construída) e da Praça José Henrique Gondim (Praça do Cristo, no Alto da Capela), Bebeto também não conseguiu solucionar de forma definitiva o problema do arrombamento da bueira do riacho da Pitombeira na entrada da cidade. No governo de Bebeto Almeida foi feita a pavimentação asfáltica da Rua Joaquim Leal no trecho da bueira do Chicó até o “Piripiri” e também da Rua Joaquim Lúcio Pimenta e melhorias na iluminação desses trechos, sendo que um total de 20 ruas dos altos da Esperança, Santana e Capela foram pavimentadas a paralelepípedo com recursos provenientes do Governo federal via Caixa Econômica Federal, em 8 anos apenas duas praças foram concluídas pela gestão passada, trata-se da Praça Bráulio Melo no Alto da Esperança, e de uma pracinha na Vila Diva ao lado do Fórum de Justiça local. Ele também construiu duas quadras poliesportivas uma no Conjunto COHAB e outra no Alto da Esperança.
Na atual administração de Bibi de Nenca foi feita a pavimentação asfáltica da Rua Joaquim Leal (Via Costeira) desde a entrada da cidade até a bueira do Chicó e das principais ruas do centro da cidade (Rua Antonio Veras, Praça João do Vale, Rua João Gualberto, Rua Manoel Joaquim Veras e da Praça Cel. Pompeu Jácome), foi na gestão Bibi de Nenca que o problema dos arrombamentos da bueira do riacho da Pitombeira foram solucionados com a construção da uma ponte através do Governo Federal, Bibi também concluiu a Praça José Henrique Gondim, e construiu ainda em apenas três anos e nove meses as Praças da COHAB e do Músico no Alto de Santana, da Criança no Alto da Capela, e a Telina Costa ao lado da Igreja Matriz, foi no início da gestão de Bibi que a empresa italiana de telefonia móvel TIM passou a operar em Campo Grande, Bibi também implantou a iluminação das ruas do Conjunto Padre Pedro Neefs e da entrada da cidade e melhorou a da Rua Padre Pinto, nesses três anos e nove meses Bibi já pavimentou a paralelepípedo mais de 10 ruas de nossa cidade e recuperou todas as estradas da zona rural de nosso município e construiu na zona rural as passagens molhadas de Caiana e Cabeça do Boi um sonho antigo dessas comunidades. Também esta sendo feita a revitalização da Rua Joaquim Leal (Via Costeira) obra essa prestes a ser concluída. Na gestão Bibi de Nenca foi concluída a quadra de esportes do conjunto Padre Pedro e do Bom Jesus. E dezenas de banheiros foram ou estão sendo cosntruídos em benefício da qualidade de vida da nossa população.

Portanto de maneira objetiva foi exposto no texto acima o que foi feito pela administração passada e pela atual, lembrando que o gestor passado esteve à frente da administração municipal durante oito anos, ou seja, o dobro de tempo da atual, e mesmo assim a atual administração de Bibi de Nenca conseguiu na metade desse período fazer muito mais do que o seu antecessor, só para aqueles que ainda acham que Bebeto Almeida foi o melhor prefeito da história de Campo Grande, fica a seguinte reflexão: contra fatos não há argumentos. Se Bibi de Nenca conseguiu fazer tudo isso em apenas 3 anos e 9 meses imaginem o que ele fará em 8 anos. Talvez pelo fato de ter feito tanto em tão pouco tempo ele seja tão combatido com insultos e xingamentos, e com falácias sem argumentos e desprovidas de verdades de uma pequena minoria de pessoas movidas apenas pelo sentimento de revanchismo que querem o retorno de um modelo de administração que governa apenas para uma parte da população, e que esta interessada em voltar ao poder a qualquer custo apenas com o intuito de implantar novamente em Campo Grande um modelo de administração sectária e seletiva onde poucos tenham vez e voz. É importante dizer que a chance de governar Campo Grande eles já tiveram e os resultados não foram lá essas coisas. Repito contra fatos não há argumentos.  

Para refletir...

“Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”.

Joseph Goebbels – Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista durante o Terceiro Reich.

0 comentários:

Postar um comentário

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |