Nesta quarta-feira 05 de Setembro, é feriado municipal na cidade de Campo Grande, nesta data comemora-se o dia da bandeira do nosso município. A Lei municipal nº 61/80, de 05 de setembro de 1980, oficializou a bandeira do município de Augusto Severo – RN. O projeto que revogou esta Lei foi aprovado no dia 19 de setembro de 1995, oficializando assim a nova bandeira de Campo Grande – RN.
Sobre a atual Bandeira do Município de Campo Grande-RN:
A Bandeira do Município de Campo Grande, é constituída de um retângulo que mede um metro e meio de comprimento, por um metro de largura, dividido em três partes na posição vertical sendo branco no centro e verde nos lados, em cujas cores esta inserido o pensamento da denominação do Município – expressão “CAMPO GRANDE”, - nos induz a imaginar um imenso campo coberto pela vegetação. A cor branca na faixa central é uma alusão ao espaço, às nuvens, ao céu, a fraternidade, ao espírito de luta, as aspirações e o ideal de povo – pelo engrandecimento da terra. Ao centro da faixa branca, um campo em forma de escudo, onde podemos ter diferentes descrições.
PINTURA INDÍGENA – Quando do devasamento do território, os portugueses, em buscas de terras para situarem suas fazendas de gado, encontraram a nossa região habitada pelos índios Pêgas. A cultura indígena é representada na parte superior do escudo através de pintura marcadamente geométrica, que os índios utilizavam nas cerâmicas e pinturas de sua pele.
MÚSICA – A música em nosso meio tem força tamanha e resiste a todas as dificuldades existentes na vida socioeconômica e cultural do nosso Município; de forma a perpetuar-se desde a memória de nossos músicos mais antigos até a habilidade dos jovens estudantes da nossa Escola de Música “MONSENHOR MILITÃO BENEDITO DE MENDONÇA” que mostram a tendência nata de nossa força na cultura musical, representamos através do livro com símbolos e notas musicais.
ASPECTO RELIGIOSO – Desde os primórdios do nosso Município, os aspectos religiosos tem conotação marcante. A construção da Capela da Senhora Sant’Ana, por atitude de João do Vale Bezerra, por volta de 1756, lá caracterizava a fé popular e, em torno desta edificação, formou-se um povoado que cresceu fortalecido neste sentimento. Até os nossos dias, os devotos da Santa Padroeira renovam sua fé através da tradicional e sempre crescente “FESTA DE SANTANA”.
PAISAGEM – Em uma região típica do sertão nordestino, onde as estações do ano caracterizam-se por um período de sol forte e estação das chuvas, e marcadas por secas intensas, a paisagem que predomina é naquela composta por plantas resistentes a seca, como os cactos e uma vasta área de terra desnuda até mesmo de vegetação rasteira, culturas de algodão e café foram aos poucos sendo devastadas, rumando para o extermínio. As serras que contornam o nosso município são vistas ao longe com o aspecto azulado em elevações pitorescas e curiosas. A cor cinza caracteriza o potencial das águas do rio Upanema, dos açudes e cachoeiras existentes em nosso Município de Campo Grande-RN.
O criador da Bandeira do nosso município foi Francisco Francimar Gurgel de Moura (conhecido por Bar de Severina Gualberto).
O criador da Bandeira do nosso município foi Francisco Francimar Gurgel de Moura (conhecido por Bar de Severina Gualberto).
0 comentários:
Postar um comentário