sábado, 26 de janeiro de 2013

Agora torou dentro: Redes sociais prejudicam o sono e a vida sexual dos casais

O site britânico Broadbandcoices divulgou os resultados de uma pesquisa que afirma categoricamente: redes sociais vêm afetando o sono e a vida sexual dos casais. Aproximadamente 15% dos ingleses adultos entrevistados reconheceram que isso vem acontecendo ao longo dos últimos anos. 
Além disso, um a cada quatro entrevistados afirmou que não vai deitar sem antes acessar a internet. O estudo revelou que 46% dos britânicos tem ido dormir pelo menos 90 minutos mais tarde do que uma década atrás, o que representa mais de duas semanas de sono perdidas em um ano.
Os ingleses reconheceram que não só o sono é prejudicado, mas também a frequência da atividade sexual, uma vez que é cada vez mais comum que um ou os dois membros do casal passem seus últimos minutos antes de dormir utilizando notebooks ou smartphones.

Fonte:Blog do Robson Pires

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

EM VIRTUDE DA SECA E DAS DIFICULDADES FINANCEIRAS PREFEITURA NÃO IRÁ REALIZAR O CARNAVAL DO MORCEGO DESTE ANO


O prefeito do nosso município, Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo (Bibi de Nenca), vêm através de sua assessoria de imprensa, tornar público a quem interessar que, atendendo as recomendações dos órgãos fiscalizadores, e levando em conta a situação de emergência do nosso município que vêm ao longo de vários meses sendo afetado pela estiagem (seca) e diante das necessidades de reduzir despesas, o Chefe do Executivo campo-grandense resolve o seguinte:

Pela presente nota, o Prefeito do município de Campo Grande-RN, FRANCISCO DAS CHAGAS EUFRÁSIO VIEIRA DE MELO, torna público a todos os interessados, que levando em consideração a Recomendação Conjunta Nº 01/2012, dos Ministérios Públicos junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Tribunal de Justiça, Justiça Federal e da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, baseada no Decreto nº 22.637, de 11 de abril de 2012, assinado pela Excelentíssima Senhora Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, no qual ficou estabelecido que o Município de Campo Grande encontra-se em situação de EMERGÊNCIA, afetado pela Estiagem (seca), que perdura até a presente data, resolveu, em reunião junto ao seu Conselho Administrativo Fiscal, não realizar nenhuma despesa com utilização do dinheiro público com o Evento Carnaval 2013, nesse aspecto não sendo possível, portanto a realização por parte da Prefeitura Municipal de Campo Grande do Carnaval do Morcego.

Esta medida extrema mostra-se adequada a realidade local, onde o nosso gestor busca estabelecer as prioridades mais relevantes para atender à população de Campo Grande, que vem sendo castigada em face da seca que assola toda a nossa região, destacando-se neste sentido o abastecimento d’água nas comunidades rurais, construção de cacimbas, recuperação de açudes, apoio ao homem do campo no cuidado com a sobrevivência dos seus rebanhos, entre outras medidas de suma importância para a convivência com o semiárido. Não sendo justo muito menos prudente neste momento, utilizar dinheiro público com eventos festivos, quando as despesas municipais necessitam ser reduzidas em face da situação econômica vivenciada pelo município. Portanto diante do exposto o chefe do executivo local pede desde já a compreensão de todos e reitera a sua postura de continuar trabalhando cada vez mais pelo bem coletivo, priorizando as ações que realmente são neste momento relevantes para a população do nosso município.

Campo Grande-RN, 22 de Janeiro de 2013.

Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo
Prefeito Municipal de Campo Grande, Estado do Rio Grande do Norte.

Imoral: lista dos 69 efetivados secretamente funcionários da Assembléia do RN

A Promotoria do Patrimônio Público de Natal está investigando 69 nomeações (atos secretos), no período de 1995 a 2011, para cargos efetivos na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Os 69 nomes são ligados principalmente aos deputados estaduais, se destacando Nelter Queiroz, de Jucurutu, e Alvaro Dias, do Seridó, e Getúlio Rêgo, do Alto Oeste do RN.

Também tem parentes de promotores de Justiça, desembargadores, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, e servidores da própria Assembléia Legistiva do Estado do RN.

Entre os efetivados secretamente na assembleia Legislativa, constam também os nomes de advogados renomados, como Érico Pereira, e o presidente da OAB estadual Sérgio Freire.
Assim como advogados, também tem nomes de jornalistas veteranos, de grande respeito no meio politico e social no RN, como Roberto Guedes e Vicente Serejo.

Os próprios deputados são funcionários efetivos através de nomeações secretas. É o caso do próprio presidente da Assembleia, Ricardo Mota, entre vários outros deputados e ex-deputados.

Também surpreendeu existir na lista nomes de prefeitos, como Benes Leocádio, de Lajes, e Olga Fernandes, de Martins, todos com ligações politicas com os deputados, que são funcionários efetivos da Assembléia.

Igualmente imoral é que muitos deles se quer dão expediente e ganham mais de R$ 6 mil reais por mês. Alguns moram no exterior há mais de dez anos.

A lista com 69 servidores efetivados secretamente foi tornada pública na manhã desta segunda-feira pelo jornalista Dirnarte Assunção, que a recebeu do Ministério Público Estadual.

Fonte: Cézar Alves

Diretora do Hospital Walfredo Gurgel pede exoneração

Maria de Fátima Pereira Pinheiro alegou problemas pessoais para deixar o cargo, segundo o secretário Isaú Girino
A diretora do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, pediu exoneração do cargo nesta terça-feira (22). A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Isaú Gerino. "Ela alegou problemas pessoais, não foi de cunho administrativo", explicou o secretário.

Apesar do pedido, a médica Maria de Fátima Pereira Pinheiro permanecerá como diretora da maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte até a definição de um novo nome para a função, segundo explicou Isaú Gerino à TRIBUNA DO NORTE.

O secretário explicou que não foi pego de surpresa com o pedido de exoneração. O nome da nova diretora será publicado no Diário Oficial do Estado junto ao pedido de exoneração da secretária. Enquanto isso, Maria de Fátima Pinheiro permanece no cargo.

Fonte: Tribuna do Norte

Governadora Rosalba veta emendas coletivas de todos os deputados estaduais

A governadora Rosalba Ciarlini vetou as emendas coletivas de todos os deputados estaduais. No projeto de Orçamento Geral do Estado aprovado na Assembleia Legislativa os deputados apresentaram as propostas de emendas coletivas, inclusive contemplando órgãos públicos.

Inclusive, a promessa de aprovação integral das emendas individuais foi usada para convencer os parlamentares a aprovarem o empréstimo de R$ 600 milhões do Governo com o Banco do Brasil. De fato o financiamento foi autorizado, já as emendas individuais estão todas vetadas pela chefe do Executivo.

Fonte: Anna Ruth Dantas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Alerta: Rio Grande do Norte terá mais nove anos de seca

No RN os efeitos da seca, em 2012, afetaram todos os setores da economia do Estado, especialmente o agropecuário
O Rio Grande do Norte terá, assim como a Paraíba, mais nove anos de estiagem. A projeção é do professor Luiz Carlos Baldicero Molion, PHD em Meteorologia e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas. Ele afirma que os estudos sobre o comportamento das temperaturas nos oceanos, relacionados com os levantamentos dos dados das séries históricas de chuvas nos estados nordestinos, indicam que haverá um longo período seca na região. "Será preciso medidas emergenciais nos próximos anos. Mas é preciso ultrapassar o imediato. Não se pode mais perder tempo e adiar as ações que criem condições para ao desenvolvimento ao  aproveitar as características", destaca.

Com dezenas de artigos publicados sobre clima e hidrologia, Luiz Carlos Baldicero Molion desenvolve diversas pesquisas sobre as causas e a previsibilidade das secas do Nordeste. Ele é pesquisador e um representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial.

O professor alerta que os estados do Nordeste precisam estar preparados para um longo período de poucas chuvas nos próximos anos. "Não gosto da palavra 'seca', porque a região já tem essa característica quase de forma permanente. Trata-se de mais um período com chuvas abaixo da média", disse, à reportagem da TN.

Na última quarta-feira, ele esteve em João Pessoa para participar do lançamento da campanha "SOS Seca Paraíba". A iniciativa foi da Assembleia Legislativa, durante solenidade no Hotel Tambaú. "Nos próximos nove anos, vamos ter chuvas abaixo do normal, em relação ao período entre 1977 e 1998", diz o pesquisador. De acordo com Molion, a seca de 2012 foi uma das mais severas dos últimos 60 anos. "E as perspectivas não são melhores para os próximos anos", avisa. Segundo ele, o epicentro da seca foi o Sertão, onde, nos meses de fevereiro, março e abril do ano passado, choveu entre 300 mm e 400 mm a menos do que no ano de 2011.

Segundo ele, as secas constantes e severas no semiárido nordestino têm relações diretas com fenômenos que ocorrem no Oceano Pacífico. Ele lembra que em torno de 71% da superfície da terra é coberta pelos oceanos. Por isso, a temperatura das águas oceânicas influenciam o comportamento das chuas. "Quando as águas do Pacífico estão frias, as chuvas nos Estados nordestinos são reduzidas. Quando as águas esquentam no Pacífico, as chuvas aumentam por aqui", explica.

O Oceano Pacífico controla os fenômenos El Niño e La Niña. Quando ocorre o El Niño, há seca no Norte e Nordeste e chuva no Sul, Centro Oeste e Sudeste. Quando ocorre o La Niña, chove no Norte e no Nordeste e faz seca no Sul, Sudeste e Centro Oeste.

Estudos citados por Molion apontam que, na Paraíba, entre 1947 e 1976, na fase fria do Pacífico, choveu em média 650 mm por ano. No período de 1977 a 1998, as chuvas aumentaram para 760 mm. Foi o período quente no oceano. Ele afirma que os números não são tão precisos com relação ao Rio Grande do Norte, mas é possível constatar, com segurança, que o comportamento pluviométrico no território potiguar é semelhante ao do paraibano, uma vez que os dois estados estão na mesma região geofísica. Em dezembro de 2012, Molion fez previsões para o período de fevereiro, março e abril deste ano de 2013 no interior da Paraíba e de outros Estados do Nordeste. A conclusão é que o modelo climático mostra uma redução de 50 mm a 150 mm por ano. As chuvas estarão abaixo do normal em todo o Nordeste. O ano de 2012 foi igual a 1951. Molion utilizou dados de 1952 para planejar a previsão para 2013. A tendência é de chuvas abaixo do normal. "A situação permanecerá. Não vejo boas perspectivas para 2013", diz. 

Mas ele admite a possibilidade de um quadro menos desolador, na hipótese de haver trovoadas a partir de 20 de janeiro. "Mas entre abril e maio, as chuvas certamente serão reduzidas", alerta Molion. "Hoje, estamos retornando ao período de 1947-1976, quando as águas do Pacífico esfriaram", disse Molion. Por isso, a possibilidade de mais nove anos de estiagem.

Fonte: TN Online

Assembléia Legislativa da Paraíba lança campanha "SOS Seca"


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lançou, na terça-feira (15/01), no Hotel Tambaú, em João Pessoa, a Campanha SOS Seca. Trata-se de um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção dos governos  federal e estadual para ações emergenciais e duradoras que resultem em melhorias das condições na convivência com a estiagem. A campanha é fruto da "Caravana da Seca", realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro de 2012 e que teve como objetivo verificar in loco a situação de calamidade enfrentada pela população em diversas regiões da Paraíba, em decorrência da seca, e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema. Não se tem notícia sobre iniciativa semelhante da Assembleia do Rio Grande do Norte. Houve, na AL-RN, em novembro do ano passado, uma audiência pública sobre o assunto, mas o evento não teve a dimensão do lançamento de uma campanha com cronograma mais amplo.

Os deputados paraibanos lançaram a "Carta da Paraíba", documento oficial da campanha, que junto com relatório final da "Caravana", reúne as recomendações do parlamentares, que passaram por mais de 50 municípios e percorreram dois mil quilômetros.

Ainda no lançamento da Campanha foi iniciado um abaixo-assinado para reforçar o apoio ao relatório da Caravana junto às autoridades. Na Carta, constam a defesa das principais ações estruturantes para o Semiárido, como apliação da "operação carro-pipa"; aumento a distribuição de ração animal; limpeza de barragens; recuperação e instalação de poços; distribuição de cestas básicas; desburocratização do Programa do Leite; revitalização dos perímetros irrigados; solução definitiva para o endividamento dos produtores do semiárido; implantação de novas adutoras; construção de cisternas; criação de programa para geração de renda e despoluição dos rios e açudes.

Os senadores  Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) participaram do lançamento. Também prestigiaram o evento vários prefeitos e vereadores de diversos municípios paraibanos.

Além dos parlamentares, também estiveram representantes de segmentos religiosos, como o arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto; o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jayme Vieira Rocha; o Pastor Estevam; representantes da Associação Paraibana de Imprensa (API); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra; o superintendente da Sudene, Paes Landim; representantes da Embrapa; Insa (Instituto Nacional do Semiárido), como representantes de outras instituições.

Durante a abertura do evento, o presidente da ALPB, deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN), conclamou a população nordestina para reforçar os pleitos do relatório que foi produzido a partir da Caravana da Seca. 

Fonte: TN Online

Interior sofre queda de energia e Cosern adia normalização


Os municípios de Areia Branca, Mossoró e parte de Caicó sofreram com a queda de energia na madrugada desse domingo (20). Durante o apagão, os hospitais e alguns supermercados tiveram de manter a energia com geradores. Nos pequenos comércios, o quadro é de prejuízos. As informações são do Portal De Fato.

Em alguns lugares da região, a energia já voltou, mas a transmissão ainda não foi normalizada. A normalização seria concluída às 9h, mas, segundo uma mensagem automática no número de emergência 116, ela está prevista para 13h.

Alguns boatos dizem que a queda se deve a uma linha de transmissão que caiu ou a chuva que caiu na região durante a madrugada. Nenhuma das hipóteses foi confirmada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), que ainda não apresentou a causa da falta de energia. 

Fonte: TN Online

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |