sábado, 8 de dezembro de 2012

MEC aponta UFRN como melhor universidade federal do Norte e Nordeste



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se classificou como melhor universidade federal das regiões Norte e Nordeste do País no Índice Geral de Cursos (IGC), posto antes ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A UFRN, que tinha se classificado em 3º lugar na avaliação anterior, conquista o 1º lugar com o conceito 3,66, equivalente à faixa 4 do Índice.

O IGC é indicador criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), que avalia anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior do Brasil.

O IGC considera o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o cálculo do conceito final de cada instituição, que varia de 1 a 5. O índice é a média ponderada do conceito obtido por todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição.

Neste ano, foram avaliados 30 cursos da UFRN no ENADE 2011, considerando que os cursos que possuem duas modalidades (licenciatura e bacharelado) são avaliados separadamente, contando como dois cursos. O Índice considera desde o desempenho dos estudantes até o corpo docente, proposta pedagógica, infraestrutura, entre outros.

Ao todo, 11 cursos obtiveram conceito máximo no Exame, sendo nove destes lotados no Campus Central e dois lotados no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da cidade de Caicó. O resultado representa uma porcentagem de 40% (36,6%) do total avaliado.

Desde a criação do IGC, em 2007, a UFRN demonstra crescente aumento no cálculo do conceito final, tendo permanecido sempre na faixa 4 do Índice. Em 2007, o conceito contínuo da Universidade foi de 3,38, evoluindo para 3,66 em 2011. (A faixa 4 do IGC contempla as instituições avaliadas com conceitos entre 2,95 e 3,94).

*sistemas.ufrn.br/

Emissora alerta que não oferece casa e dinheiro via mensagem de celular


A Rede Globo alerta que estão sendo enviadas mensagens de texto falsas, via celular, prometendo prêmio de uma casa e R$ 75 mil em suposta promoção, veiculada a uma loja de departamentos. A mensagem diz que a linha em questão foi sorteada e pede para entrar em contato com um número telefônico. Não ligue! A emissora afirma que não é responsável por tais mensagens.

Vale lembrar que periodicamente circulam informações falsas envolvendo a Rede Globo e seus programas. Para ajudar o telespectador a se prevenir contra esses atos mal-intencionados, a emissora mantém permanentemente neste site uma área de boatos, onde o telespectador e o internauta podem se informar sobre o que anda circulando por aí. Se você receber alguma mensagem suspeita, cheque em nosso site se há alguma informação disponível ou entre em contato com a CAT – Fale com a Globo pela internet ou pelo telefone 4002-2884.

Fonte: Robson Pires

DP regional registra homicídios em Umarizal e Almino Afonso

A Delegacia Regional de Patu registrou na noite desta sexta-feira dois homicídios, um na cidade de Umarizal, por volta das 17h, e outro na cidade de Almino Afonso, por volta das 22h30. Os suspeitos dos dois crimes não foram presos.

Em Umarizal, o cigano Wanderlânio Garcia de Araújo, o Jussiê, de 44 anos, foi morto a tiros por desconhecidos que fugiram de carro pela RN 117, no alpendre do Bar de Marcondes, na Avenida Rio Umari, do Bairro Rua Nova, região periférica da cidade.

Jussiê já é bastante conhecido da Polícia. Em 2010 ele foi preso com várias armas. Em 2011, tentaram matar ele na cidade de Taboleiro Grande. Na ocasião, ele sofreu três tiros. No dia 14 de novembro, a mulher dele, Geralda Maria Rodrigues, de 46 anos, foi executada.

Geralda Cigana estavam dentro de casa no município de Messias Targino, quando desconhecidos num Clio a raptaram, executaram e jogaram o corpo nas margens da BR 226, perto do município de Florânia. Deste crime também não tem suspeito preso.

Já por volta das 22h30, em Almino Afonso, o agricultor Adriano Carlos da Silva, o ‘Doideira’ de 34 anos, residente em Frutuoso Gomes, foi executado a tiros no Centro da cidade. Os suspeitos fugiram de moto. Não teve prisão de suspeitos deste crime.

Os dois corpos foram examinados no Instituto técnico-científico de Polícia (ITEP), em Mossoró e liberados para sepultamento em suas cidades de origens. Os casos serão investigados pela Policia Civil da região, com a coordenação da Delegacia Regional de Patu.

Fonte: defato.com

CAMPO GRANDE CONSEGUE VIABILIZAR MAIS UM IMPORTANTE PROJETO NO SETOR TÊXTIL

O nosso município conseguiu viabilizar nos quatros anos da atual administração municipal dois importantes projetos no setor têxtil e consequentemente gerar emprego e renda e oportunidades de trabalho para nossa população, algo a ser comemorado haja vista as dificuldades enfrentadas pelos pequenos municípios interioranos em criarem novas oportunidades de trabalho e de geração de renda para a população . Ontem (05/12) pela manhã foi inaugurada a 2ª Facção da Hering – AUARTES Confecções em nossa cidade, com a geração de 28 empregos diretos, o evento contou com a participação do chefe do executivo local, prefeito Bibi de Nenca, do vereador e vice-prefeito eleito Grimaldo Gondim e da secretária de Assistência Social Irene Galdino e do vereador eleito Alzay Pimenta. Somados a 1ª Facção com 30 empregos gerados já são quase 60 empregos diretos com essa atividade produtiva. Segundo o prefeito Bibi de Nenca nos próximos 15 dias ele estará visitando juntamente com o empresário Ricardo da Auarte outra empresa de Caicó na região do seridó do nosso estado interessada em abrir uma outra Facção em Campo Grande. Segundo ele “Campo Grande poderá a vir se tornar em um polo de produção de confecções, e para isso sua administração não tem medido esforços no que diz respeito aos incentivos necessários para a viabilização desses importantes projetos”. Inclusive como na 1ª Facção, esse novo empreendimento também contou com o apoio e a colaboração da atual administração municipal para que o mesmo viesse a se tornar uma realidade aqui em terras campo-grandenses.
 
Da esq. para a dir. Grimaldo Gondim, o empresário Ricardo, Bibi de Nenca e Irene Galdino, durante visita a Auarte nova facção da Hering em Campo Grande.
 Fonte: pmcgr.com.br

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dois irmãos foram presos após confusão com agente penitenciário.

 


A central de operações da Policia Militar registrou na tarde de Domingo 02 de Dezembro de 2012, a prisão de dois indivíduos após uma possível tentativa de assalto no trevo que dá acesso a cidade de Baraúna.
Segundo informações colhidas na delegacia, Francisco Osaías da Silva Oliveira, 29 anos de idade, e seu irmão Tedy Pablo de Freitas, 24 anos de idade, moradores do Bairro Sumaré, estavam em uma pop preta de placa NNQ 8136 no trevo que dá acesso a cidade de Baraúna e abordaram dois agentes penitenciários que estavam em um Uno Mile e vinham na RN 015 no sentido Baraúna – Mossoró.

Segundo o agente, no cruzamento, o garupa saltou da moto e seguiu em direção ao carro. O agente sacou a arma mas foi rendido e espancado pelos indivíduos. O outro agente penitenciário que estava como passageiro e desarmado conseguiu correr e acionou a Policia Militar.

Osaías e Pablo fugiram levando a arma. Os agentes seguiram os dois e ao chegar próximo ao Banco do Brasil na Avenida Felipe Camarão uma viatura da Policia Militar interceptou e prendeu os indivíduos, na abordagem um deles tentou se desfazer da arma.

Os dois irmãos foram conduzidos a Delegacia de plantão e apresentados ao delegado Dr. Edvan de Queiroz.

O advogado que representa os dois irmãos contesta a informação. Segundo ele houve uma discussão de transito entre os envolvidos e numa tentativa de defesa, um dos irmãos tomou a arma da mão do agente e os dois fugiram levando a arma. O advogado disse ainda que os irmãos também pensaram se tratar de um assalto quando viram a arma.

 

 


Fonte: O Câmera 

 
- Direitos Autorais: Railton Rocha 84 9667-0229 |